Arte na Prática

Rodrigo Suricato
Rodrigo Suricato, artista solo reconhecido nacionalmente como um dos maiores guitarristas da atualidade, trabalhou com os maiores artistas e produtores da nossa música. É compositor, vencedor do Grammy Latino, atual vocalista do Barão vermelho e artista Universal Music. Suricato responde a essas e outras interrogações a partir de sua própria experiência, uma oportunidade de ouvir e dialogar com um artista em pleno exercício sobre como é a realidade dentro da profissão.
Direitos Autorais na Prática

Cris Falcão
Fundou seu proprio selo e editora com o objetivo de fortalecer a cena musical independente e assumiu no início de 2020 a direção geral da Ingrooves Brasil para liderar o projeto de expansão nesse território. Formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Em 2004 incorporou-se à Editora Fermata do Brasil e vivenciou a transformação do mercado físico para o digital tornando-se uma especialista em Direitos Autorais.

Carlos Mills
Carlos Mills é fundador da gravadora independente Mills Records, Presidente da ABMI e membro do Conselho Diretor da WIN e da Merlin. Participou de projetos legislativos de interesse do setor musical, como a PEC da Música, a Lei de Fiscalização do ECAD e do Marco Civil da Internet. É curador da conferência internacional Rio Music Market e idealizador do projeto GiRo Digital ABMI.

Elisa Eisenlohr
Profissional com quase 20 anos de experiência na indústria musical, com atuação no licenciamento, royalties, gestão internacional e marketing. Responsável pelo departamento de Comunicação da União Brasileira de Compositores, pela Revista UBC e é vice-chair do Communications Experts Group da Cisac. Formada em Administração Internacional pela Coppead e MBA em gestão de projetos culturais pela UCAM. Em 2019 foi professora convidada pelo MBA em Music Business na Universidade de Berklee (Valencia).

Raquel Lemos
É advogada pós-graduada em Direito Civil e Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Atuação em Propriedade Intelectual e novos negócios, dedicada à assessoria de projetos nacionais e internacionais. Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Atualmente é docente no curso de pós-graduação na FAAP.

Renato Dolabella
Doutor e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI, Mestre em Direito Econômico pela UFMG e Pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho. Professor nos cursos de capacitação, extensão, graduação e pós-graduação da Fundação Dom Cabral, da PUC, do IBMEC e da Escola Superior de Advocacia da OAB. Palestrante e autor de artigos publicados nas áreas de Terceiro Setor, Direito Cultural e do Entretenimento, Propriedade Intelectual e Direito Econômico.

Flávia Tendler
Flavia Tendler é Advogada de Direito do Entretenimento com formação em propriedade intelectual, Direito autoral e especialização em Copyright e Vídeo Game Law pela universidade de Berkeley, Califórnia. Possui 18 anos de carreira e atualmente é: Dona do escritório FT Direitos Autorais, Gestão & Consultoria, Membro da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ, Membro da comissão de Propriedade Intelectual da IASP e Membro da Women in Music Brasil.
Estratégias de Carreira

Dani Ribas
Doutora em Sociologia da Música pela UNICAMP. É Diretora de Pesquisa do DATA SIM, núcleo de Pesquisa da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo), além de ser Diretora da Sonar Cultural Consultoria e Pesquisa em Gestão Cultural. Presta consultoria a artistas e dá cursos onlines e presenciais. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural em projetos na área da Música. Desenvolveu pesquisa com o IPEA no projeto “Políticas públicas, economia criativa e da cultura”.

Dani Rodrigues
Daniela Rodrigues é empresária do Rashid e diretora da Foco na Missão Produções e Merchandising. Desde 2012, atua como produtora executiva, estando à frente de negociações, planejamentos e divulgação dos trabalhos do rapper. Em 2018, foi indicada como “Empreendedora do Ano” no Women’s Music Event Awards e faz parte do conselho consultivo da SIM São Paulo desde 2019.
Imersão em Music Business

Anita Carvalho
Anita Carvalho é sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas responsável pela carreira do cantor Diogo Nogueira e por onde já passaram grandes artistas como Beth Carvalho e Baby do Brasil, entre outros. É mestranda em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Música & Negócios pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico e membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM.

Marina Mattoso
Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Claudia Leitte, UBC e Sony ATV, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. Desde 2019 faz parte do comitê de comunicação do Women In Music Brasil e integra o time de especialistas do GiRo Digital, da Associação Brasileira da Música Independente. Marina também é coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.

Gabrielle Bacha
Gabrielle Bacha é sócia da Unio Marcas e Projetos, agência especialista em patrocínio responsável por conectar projetos de entretenimento a marcas no Brasil. Esteve a frente da área de patrocínio por mais de cinco anos na Aventura Entretenimento, acumulando as funções de gestão de negócios, de planejamento estratégico, marketing B2B e atendimento a grandes marcas no país. É mestranda em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Marketing pela UniCarioca e Comunicação Social pela UNESA.

Laura Bispo
Laura Bispo Wajnberg Estudou Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras. Atuou como produtora em projetos como Sambabook – Dona Ivone Lara, Eduardo Lages & Orquestra, Torcida Brasil (evento na copa do mundo). Foi produtora executiva de artistas como Beth Carvalho, Cidade Negra e atualmente é produtora executiva de estrada acompanhando o artista Diogo Nogueira.

Guta Braga
Guta Braga atua há mais de 25 anos no mercado da música, trabalhou em gravadoras e editoras, além de empresas de tecnologia, tais como: Warner/Chappell, Sony ATV, Sony Music, Imusica, BMG, Universal e Nokia, Vevo, Altafonte. Atualmente trabalha com as empresas Backoffice, MusicMatch, Laboratório Fantasma no Brasil. Criou, em 2012, sua empresa e um grupo homônimo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E TECNOLOGIA, ponto de encontro para quem quer ficar por dentro do mercado.

Kaká Reis
Produtora Executiva de shows e eventos, formada pela IATEC. Já atuou nos principais eventos do Rio de Janeiro, como Olimpíadas 2016, Reveillón de Copacabana, Rock In Rio, e Carnaval Sapucaí, além de outras ações de empresas como Ambev, Estácio, Coca Cola, dentre outras. Atualmente além de atuar na pré-produção executiva do cantor Diogo Nogueira, assina a Direção de Produção do Festival Compaixão da ONG ChildFund Brasil, exibido no Instagram e Youtube.

Afonso Carvalho
Afonso Carvalho atua no showbusiness desde 1993, sendo empresário do cantor Diogo Nogueira desde o início de sua carreira. Nos últimos 20 anos, através da Música e Mídia, foi empresário de importantes artistas do cenário musical brasileiro como Beth Carvalho, Baby do Brasil, Mariene de Castro, entre outros. É sócio e diretor artístico da Musickeria, tendo idealizado e produzido o projeto Sambabook.
Lançando Música

Rico Manzano
Rico Manzano, cofundador da Música em Rede, é produtor musical, músico, compositor, produtor cultural e articulador do mercado musical. Produziu diversos artistas e faz parte do casting de produtores musicais das plataformas internacionais Shutterstock/Premium Beat (Canadá/USA) e Cinephonix (UK). Além disso, ele também é sócio-fundador da Aquarium Produção, Consultoria e Gestão Musical e professor em cursos sobre mercado da música (SESC, FAAP, Casas de Cultura e etc).

Rodolfo Lacerda
Rodolfo Lacerda é cofundador do Música em Rede e Sócio-diretor do escritório DOX Produção e Comunicação, onde trabalha com gestão de carreira, planejamento estratégico, produção executiva e produção de conteúdo. Atua na produção de e direção de palco em shows, festas, festivais, eventos e diversas casas de shows no Brasil e América Latina.

Raquel Lemos
É advogada pós-graduada em Direito Civil e Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Atuação em Propriedade Intelectual e novos negócios, dedicada à assessoria de projetos nacionais e internacionais. Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Atualmente é docente no curso de pós-graduação na FAAP.

Nancy Silva
Nancy Silva é produtora de conteúdo, gestora de projetos e eventos culturais, atuando no planejamento e articulação de turnês e apresentações artísticas. Realizou trabalhos por todo o território nacional com artistas como Céu, Rodrigo Amarante, além de projetos internacionais. Prestadora de serviços para agências Ogilvy e Centro Cultural Mundo Pensante. Criatividade, liderança e eficiência no planejamento de ações são competências que desenvolveu de forma sólida ao longo de doze anos de experiência como agente da economia criativa e do mercado musical.

Nathalia Birkholz
Atua como assessora de comunicação 360º, mesclando ações de conteúdo multiplataforma para redes sociais, marketing digital, assessoria de imprensa, relações públicas e produção de moda. Afinal, é tudo comunicação! Tem no currículo artistas como Natiruts, BaianaSystem, BNegão, The Offspring, Bad Religion, Damian Marley, Cypress Hill, Karina Buhr, e muitos outros. Jornalista desde 2002, Nathalia Birkholz passou por várias redações, sempre nas editorias de música, moda e comportamento. Fundou sua agência de comunicação - Tropi.Press - em 2015.

Pedro Bontorim
Pedro Bontorim é o criador da CLAV Music Business Intelligence, empresa data driven que traz ferramentas de inteligência e machine Learning para mapear a cena musical e criar estratégias assertivas para marcas se conectarem neste universo e se conectarem com sua potencial audiência. Com PR, Planejamento e curador, Pedro tem mais de 10 anos de experiência no mercado de artes e entretenimento na criação e realização de projetos para marcas, shows, exposições e turnê.Pedro também é músico e compositor.

Renata Gomes
Renata Gomes é Publicitária, mestre em Comunicação, Cultura e Mídia e atua há mais de uma década como docente universitária e consultora, desenvolvendo estratégias para marcas, startups e artistas do segmento musical. É conselheira e curadora de eventos de inovação, música e cultura, colabora como colunista do site Mundo da Música e faz parte do board da ONG Women in Music Brasil, que se dedica a apoiar e empoderar mulheres da indústria da música e entretenimento.
Marketing Digital

Marina Mattoso
Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Claudia Leitte, UBC e Sony ATV, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. Desde 2019 faz parte do comitê de comunicação do Women In Music Brasil e integra o time de especialistas do GiRo Digital, da Associação Brasileira da Música Independente. Marina também é coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.

Roberta Senna
Formada em comunicação social pela PUC-Rio, pós-graduada em marketing pela FGV, Roberta Senna desenvolveu suas competências profissionais a partir de experiências diversas. Trabalhou em grandes agências de publicidade, além da TV Globo e do Telecine. Atuou no segmento de moda, através de consultorias, e atualmente é Head Marketing da Totem, realizando consultoria de branding para artistas.

Giovani Marangoni
Graduado em publicidade (PUCRio), MBA em marketing (ESPM Rio), Mestre em Administração e Marketing (Ibmec Rio) e doutorando em Comunicação Social (3º ano - PUC Rio). Supervisor do curso de Propaganda da ESPM Rio, professor especializado em disciplinas ligadas à inovação e criatividade, fundador e gestor da Elipse Comunicação de Marketing. Compositor, violonista e baixista. Pesquisador das tecnologias de interação e comunicação e seus impactos na contemporaneidade, especialmente nas expressões audiovisuais.

Mariana Abreu
Mariana Abreu é Head de Business Intelligence na Sony Music Entertainment Brasil. Com 8 anos de experiência na indústria fonográfica, fez parte da transformação digital do mercado tendo atuado em diversas frentes como Operações Digitais, Vendas Digitais e desde 2016 lidera a área de BI, fornecendo Insights estratégicos e Dashboards para toda a empresa.

Mari Martins
Formada em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM Rio, trabalhou no app chinês TikTok como Community Manager, participando da estratégia de conteúdo da plataforma. Responsável pelo relacionamento com os Top Creators organizando eventos, premiações e viagens no Brasil, México e Estados Unidos. Atualmente é Label Marketing na Altafonte Brasil, atendendo artistas como Djonga, Rico Dalasam, Black Alien e Liniker.

Fernando Mattoso
Fernando Mattoso é músico, formado em Economia pela PUC-Rio e atua na área de marketing digital desde 2016. Trabalhou nas áreas de marketing digital, planejamento de Facebook Ads, direitos artísticos e autorais e gestão de gravadora. Já atuou como coordenador de mídia de festivais, além de realizar a gestão de mídia de artistas como Adriana Calcanhotto e Daniel Boaventura. Em paralelo, Fernando mantém um curso online sobre a linguagem do violão de 7 cordas que já conta com mais de 100 alunos, além de lançar cursos de outros especialistas.

Carol Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP e trabalhando no mercado digital de música desde 2014, é responsável desde 2017 pela comunicação digital e pela produção audiovisual de Nando Reis, atuando em diversas partes do processo: desde o planejamento estratégico de comunicação até a produção, filmagem, edição de vídeo e fotografia.
Backstage Experience

Francine Almeida
Francine Almeida é Publicitária e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing na ESPM. É empresária e produtora com mais de 20 anos de experiência. Já trabalhou com artistas como Marcelo D2, Pitty, Luiz Melodia, Tiago Iorc e Anavitória. Tem passagens nas gravadoras Sony Music e Universal Music. Atualmente sócia da BMX Eventos.

Paulo Moreira
Paulo Moreira é guitarrista da banda Jamz, produtor e empresário. Possui mais de 15 anos de experiência e acumula em sua carreira, 2 indicações ao Grammy Latino, Prêmio Multishow e Prêmio da Música Brasileira e já tocou nos palcos do Rock in Rio, Festival de Verão de Salvador e Planeta Atlântida. Hoje está a frente da Like Produtora.

Anita Carvalho
Anita Carvalho é sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas responsável pela carreira do cantor Diogo Nogueira e por onde já passaram grandes artistas como Beth Carvalho e Baby do Brasil, entre outros. É mestranda em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Música & Negócios pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico e membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM.

Fabrício Hahn
Fabrício Hahn é produtor com experiência em organização de eventos e produção de artistas. Iniciou sua trajetória como estagiário no bloco carnavalesco Spanta Neném e Rio de Negócios. Após esse período assumiu a produção da Jamz e posteriormente trabalhou com a banda de rap 1Kilo. Atualmente cuida da produção executiva da Blitz.

Eric Fuly
Cenógrafo formado pela Escola de Belas Artes-UFRJ. Artista visual atuante na cena carioca, nacional e internacional. Sempre investigando novos olhares e conceitos sobre o universo artístico dos espetáculos e entretenimento. Já trabalhou com Gringo Cardia, Bia Lessa, Escola de Música da UFRJ e Projeto Teatro Musicado UniRio.