INÍCIO DAS AULAS:28/04/2025
29/04, 06/05, 08/05, 12/05 e 13/05/2025
Coordenador: Carluz
Professores: Anita Carvalho, Carluz, Roberta Kelab e Victor Mello.
Escrever um bom projeto não é mais indicativo de sucesso ou, de até mesmo, conseguir tirá-lo do papel. Para que ele se materialize, é necessário que haja recursos financeiros para tal.
Acompanhamos um momento presente com múltiplos editais disponíveis para inscrição de projetos que incentivem à cultura e, além disso, diversas possibilidades de patrocínios através de leis de incentivo.
Mas como compreender o que são esses editais e as leis de incentivo? Será que o meu projeto se encaixa em algum deles? Posso me inscrever sendo uma pessoa física? Quanto tempo leva até que eu possa efetivamente executar meu projeto? Como solicito patrocínio, seja direto ou através de leis, para alguma marca em específico? Qual tipo de abordagem preciso fazer para ter meu projeto sendo considerado por alguma marca? Quais são as contrapartidas ideais para cada tipo de empresa? Como fazer prestação de contas após a execução do projeto?
Essas e diversas outras perguntas responderemos no curso de CAPTAÇÃO DE RECURSOS E RELACIONAMENTO COM MARCAS.
Após esse curso de curta duração, você estará hábil para compreender a base teórica do que são os editais de fomento, as leis de incentivo (federais, estaduais e municipais), como escrever um projeto que possa se enquadrar nessas leis e, também, como fazer o approach correto com marcas e poder viabilizar o investimento dela no seu projeto/evento.
Além disso, como um diferencial desse curso, teremos uma aula prática para transformar o projeto escrito em uma apresentação vendável, para oferecê-lo a marcas no melhor formato comercial para tal. Além disso, casos práticos de como manter o melhor relacionamento com essas marcas, e garantir reinvestimentos ao logo dos anos e em projetos futuros também.
Objetivo: Capacitar os alunos a conhecerem o mundo dos editais e leis de incentivo culturais, e como poder se relacionar com as marcas potenciais patrocinadoras, desde os conceitos básicos de captação de recursos até a montagem prática de um projeto de vendas.
Para quem é:
• Profissionais atuantes no mercado cultural que tenham interesse em aprender sobre captação de recursos para poder gerir a venda dos seus próprios projetos;
• Estudantes de áreas como administração, marketing e vendas para se tornarem profissionais em vendas de projetos para patrocínios;
• Artistas autores dos seus próprios projetos e queiram inscrevê-los em editais de fomento à cultura;
• Artistas e empresários que pretendem fazer o acompanhamento ativo dos seus projetos que poderão ser patrocinados ao longo da carreira.
Neste curso você aprenderá:
• Conceitos de captação de recursos;
• Interpretar leis de incentivo à cultura e editais públicos ou privados;
• Identificar diferentes fontes de financiamento para projetos culturais, como parcerias e patrocínios, sejam eles diretos ou através de leis de incentivo;
• Avaliar a criatividade, relevância e diferenciais e impactos de um projeto cultural;
• Na prática: desenvolver e apresentar uma proposta de patrocínio: divisão de cotas de patrocínio, mokups, contrapartidas do projeto e pitch;
• Fazer a gestão de recursos, prestação de contas (para a lei e para as marcas envolvidas) e utilizar ferramentas de viabilidade no projeto.
1ª Aula – O que são editais, onde os encontro, como me inscrever e boas práticas de elaboração de projetos; (28/04).
Professor: Carluz
2ª Aula – As leis de incentivos fiscais e como captar patrocínios através delas; (29/04).
Professor: Victor Mello
3ª Aula – Relação com o poder público: relacionamento com instituições e a importância das soft skills nas dinâmicas de negociação; (06/05)
Professora: Roberta Kelab
4ª Aula – Na prática: como montar a apresentação de um projeto e enviá-lo para marcas; (08/05).
Professor: Victor Mello
5ª Aula – Relacionamento com marcas: como encontrar a marca que melhor se encaixa para meu projeto + entregas de contrapartidas/prestação de contas; (12/05).
Professor:Carluz
6ª Aula – Pitching na prática! Nesta, todos alunos fazem seus próprios pitchings de venda e apresentam para a banca convidada; (13/05).
Professora: Anita Carvalho. Convidados: Carluz, Roberta e Victor.
Horário: 19h às 22h (com 20 min de intervalo)
Carga Horária: 18 horas
Corpo docente:
Coordenador: Carluz
Comunicólogo atuando no mercado há mais de 10 anos, Carluz trabalhou ao lado dos principais captadores de recursos no âmbito cultural do Rio de Janeiro e Brasil. Ao lado de nomes como Luiz Calainho, Peck e Andrea Mecenas, Carluz foi o responsável por cocriar estratégias de marketing que abraçassem os projetos que seriam vendidos para marcas patrocinadoras e apoiadoras de eventos, festivais de músicas, musicais de teatro e equipamentos culturais. Carluz conta com bagagem teórica e prática de como é lidar e se relacionar com marcas e poder vender ideias de projetos que contribuam para o reforço de estratégia das marcas perante o mercado seu público alvo. Além disso, possui ampla experiência em prestação de contas e entrega de visibilidade para leis de incentivo e marcas.
Professores:
Anita Carvalho
Doutoranda em Economia Criativa, sua mesma área de mestrado, e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento, todos pela ESPM. É pós-graduanda em Web Intelligence and Data Analisys pela UFRJ. É sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas que foi responsável pela carreira do cantor Diogo Nogueira por 18 anos e Beth Carvalho por 15 anos. Atuando há 28 anos no mercado da música, já teve como clientes Baby e Pepeu, Mariene de Castro e Ponto de Equilíbrio, entre outros. Atuou como gestora de dezenas de projetos culturais e na produção de mais de mil espetáculos musicais, incluindo turnês nacionais e internacionais. Coordena com Alessandra Baiochi o curso Gestão do Entretenimento e Experiência: música e audiovisual, pela PUC-Rio. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico, como membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM, por onde publicou quatro relatórios sobre esse mercado (2017, 2019, 2021, 2023). Apresenta o podcast “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM. É fundadora do Music Rio Academy, escola de mercado da música que formou mais de 4.000 alunos em 5 anos de atuação. É consultora em planejamento estratégico para artistas, tendo atendido mais de 200 artistas, empresários, produtoras e selos.
Roberta Kelab:
Com uma trajetória de mais de 20 anos no mercado de eventos, Roberta Kelab é arquiteta e urbanista de formação. A experiência no ramo da arquitetura foi a porta de entrada para o mundo dos eventos. Convidada por Nelson Drucker, sócio fundador da Backstage, Roberta começou com o pé direito, projetando os espaços da arena da turnê de Roger Waters no Brasil. O dinamismo, e porque não o encanto do show business, conquistaram a arquiteta que mergulhou de cabeça nesse universo do entretenimento, prazeroso, mas de grandes desafios. Daí em diante foram muitas realizações, sempre em parceria com a Backstage, empresa da qual se tornou sócia em 2018. Ao longo desses anos, Roberta tem estado à frente na produção de grandes eventos, como a Árvore de Natal da Lagoa, Festival Vale do Café, Circuito Todo Mundo Vai, entre tantos outros. Projetos que exigem grande dedicação e comprometimento, desde a idealização até o resultado final, desenvolvendo com paixão e excelência cada um deles. O objetivo, além de pessoal, é a satisfação do cliente e a experiência única que os eventos proporcionam ao público. Roberta acredita firmemente na força motora da área de eventos como geração de emprego e renda e na oferta, com qualidade, de cultura e esporte para a grande massa.
“Ver o brilho no olhar do nosso cliente e do público, é o que nos motiva a realizar cada projeto cada vez melhor!"
Victor Mello:
Victor Mello é estrategista de marca e especialista em marketing cultural, com mais de 20 anos de experiência na criação, planejamento e realização de projetos que conectam eventos, marcas e impacto social. Foi coordenador-geral de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, onde atuou na divulgação, reformulação da Lei Municipal de Incentivo e criação do Portal do ISS. Já realizou mais de mil eventos e ações para marcas como Globo, L’Oréal e Gafisa, além de idealizar campanhas premiadas como o Universitário Sangue Bom. Fundador da produtora Jabuticaba Casa Criativa, é também professor convidado em cursos de inovação e empreendedorismo e criador do principal podcast do setor de entretenimento, Meu Negócio é Diversão, com mais de 30 mil seguidores nas principais redes.
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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
Como funciona o Music Rio Academy?
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