
18 horas
Imagem e Comunicação para Artistas #6
R$ 899,00 ou
6x R$ 149,83
A necessidade das pessoas se expressarem por meio da música trouxe para o mercado milhares de novos artistas amadores que buscam se popularizar nas redes sociais. O “propósito” tem sido o principal método criativo utilizado por artistas. Mas como o público vai encontrar o seu “propósito artístico” se ele não sabe que você existe? Ninguém vai te procurar a menos que saiba que você existe.
Qual a sua estratégia para fazer com que o seu propósito artístico encante as pessoas?
Não é suficiente produzir música para expressar um propósito pessoal. É necessário identificar grupos de pessoas que se encantem por seu propósito, saber quais seus modos de vida, com o que se identificam, quais seus desejos, e como o seu propósito artístico se relaciona a esses desejos. Esses seriam seus fãs verdadeiros capazes de viabilizar financeiramente sua carreira.
Além disso, é necessário compreender como seus propósitos artísticos se relacionam com os propósitos dos outros artistas do seu nicho, que podem fazer com que seu propósito seja mais relevante numa determinada cena musical.
É por isso que este curso se chama Estratégias de Carreira. Ele te ensina a desenhar estratégias para identificar os desejos do seu público e fazer com que sua música se relacione a tais desejos. Ele te ensina a desenhar estratégias de atuação no seu nicho, fazendo com que outros artistas contribuam para a popularização da sua música. E te ensina ainda a planejar estrategicamente o conceito dos próximos lançamentos com base nesses aprendizados sobre seu público e seu nicho. Tudo para que seu “propósito” não morra na praia depois de nadar muito.
O curso profissionaliza seu processo criativo para agregar relevância ao seu trabalho.
O método ID_MUSIQUE, desenvolvido a partir da tese de Doutorado em Sociologia de Dani Ribas, utiliza técnicas da Sociologia, Antropologia, Psicologia Social e outras ciências para entender as motivações do público para consumir sua música. Ao entender o comportamento do público é possível aumentar o interesse do público pela música, e assim fazer com que ela adquira relevância num determinado nicho. É o que chamamos de “formação de público”, que vai muito além de chamar a atenção antes dos lançamentos por meio do marketing digital. Usamos a ciência a serviço do seu projeto artístico. São 12 ferramentas práticas exclusivas, que Dani ensina uma a uma no curso.
A abordagem inovadora ID_MUSIQUE foi reconhecida pela universidade e em 2021 o método ganhou o Prêmio de Inovação em Negócios do programa "Transforme sua Pesquisa em Negócio" da Fundação Fórum Campinas, entidade que tem como objetivo criar ações para promover a ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
Objetivos do Curso:
A quem se destina:
O que você vai aprender:
Com o método ID_MUSIQUE, o artista incorpora essa nova maneira estratégica de pensar à sua carreira, e pode usar as técnicas ao longo da vida, pois ele aprende a lógica por trás do consumo de sua música. O método desenvolve e potencializa a capacidade natural do artista de se comunicar com o público e de se relacionar com as ideias de seu ambiente cultural, fazendo com que ele adquira relevância e capacidade de influenciar seus pares. O marketing digital passa a ser mais orgânico e menos sofrido, pois ele passa a ser orientado pelos valores genuínos compartilhados entre artista e seu público. A identidade artística passa a ser o maior ativo para a ampliação do alcance da música. A estratégia passa a ser de carreira, de longo prazo e visando sua sustentabilidade, e não apenas pensada para o curto prazo dos lançamentos. O método coloca a área criativa no centro do business com ferramentas criadas especificamente para o mercado musical.
Professora:
Dani Ribas
Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de music business no Music Rio Academy, OnStage Lab, Música & Negócios PUC-Rio e FESP SP, e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.
Carga Horária:18h
Datas dos encontros:
27/11/2023
04/12/2023
11/12/2023
18/12/2023
Cronograma de Aulas
Introdução: explicando a abordagem ID_MUSIQUE. Formação de Público além dos algoritmos.
Eixo Identidade Artística: ferramentas que organizam os seus atributos de identidade para usar em mídias sociais, projetos para marcas, storytelling e comunicar melhor sua identidade artística
ID_MUSIQUE 1 - Mapa Interior: inicia definição de atributos de identidade artística.
ID_MUSIQUE 2 - Diagrama de Dilemas: identifica a estrutura de sentimentos que incide sobre o processo criativo.
ID_MUSIQUE 3 - Atlas do Território: sistematiza capital simbólico, estilo pessoal e estratégias.
Eixo Pesquisa de Público: ferramentas que identificam os diferentes perfis de público que você já tem para ampliar sua audiência para outros perfis que ainda não têm interesse pelo seu trabalho
ID_MUSIQUE 4 - Sonar do Mar Alheio: pesquisa de público sobre motivações, desejos e universo cultural da audiência.
ID_MUSIQUE 5 - Audience Desk Research: sistematiza perfis de público e analisa desequilíbrios entre eles.
ID_MUSIQUE 6 - Mapa de Público: sistematiza as características gerais do público.
Eixo Pesquisa de Nicho: ferramentas que compreendem a estrutura de poder do seu nicho para otimizar suas estratégias e fazer com que outros artistas reconheçam e legitimem seu trabalho
ID_MUSIQUE 7 - Roteiro de Entrada: identifica as referências do nicho e seu alcance de mercado.
ID_MUSIQUE 8 - Diagrama Artístico: identifica os elementos das estratégias dos artistas no nicho.
ID_MUSIQUE 9 - Pirâmide de Influência: desvenda a estrutura de poder do nicho e as estratégias de consagração dos artistas.
Eixo Novo Posicionamento: ferramentas que indicam caminhos para o novo posicionamento do seu projeto, colocando o público no centro de suas estratégias criativas e de negócios
ID_MUSIQUE 10 - Genealogia do Passado: revisa estratégias anteriores para pensar nas futuras.
ID_MUSIQUE 11 - Relatório de Tendências: conecta com o novo e com tendências emergentes.
ID_MUSIQUE 12 - Bússola do Futuro: constrói uma visão de futuro com base na identidade, público e nicho.
Artistas, Músicos e Produtores Musicais, em qualquer fase da carreira;
Empresários e Agentes de artistas interessados em otimizar o alcance e relevância cultural de seus clientes
Profissionais que atuam em Selos e Editoras
Após a conclusão do curso “Estratégias de Carreira” você receberá um certificado que, além de valorizado no mercado, contém o conteúdo programático do curso.
O curso foi inteiramente desenvolvido por profissionais considerados experts e referências no ramo, que estão fazendo trabalhos excepcionais através do Brasil e do mundo.
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1#Encontro 01
2#Encontro 02
3#Encontro 03
4#Encontro 04
5Material de Apoio
Como funciona o Music Rio Academy?
Como saber se a Music Rio Academy é pra mim? A Music Rio Academy é a escola ideal para:
Como saber se o curso Estratégias de Carreira é o que estou procurando?
Qual é a metodologia de ensino da Music Rio Academy?
As aulas ao vivo ficam gravadas?
É obrigatório participar das aulas ao vivo?
O que é a Comunidade Music Rio Academy?
Quando recebo meu certificado?
Quais as formas de pagamento?
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Fechamento do carrinho em 18/11/2023
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