18 horas
Direitos Autorais para Todos #5
ACESSO ENCERRADO
LISTA DE ESPERA
INÍCIO DAS AULAS: 02/09/2024
02/09/, 04/09/, 09/09/, 11/09/, 16/09/, 18/09/2024
Você quer entender como funciona a indústria fonográfica? Quer aprimorar seu conhecimento sobre o mercado musical?
O curso Indústria Fonográfica e Distribuição Digital, é apresentado por Leo Morel, A&R na Tratore, analista da MIDiA Research e coordenador do estudo “Análise de Mercado da Música Independente no Brasil" (2019-2020) em parceria com o Music Rio Academy.
A indústria fonográfica tem se transformado intensamente nos últimos anos, e mais do que nunca se apresenta como um negócio promissor. Mas, como ela se estrutura? Quais os modelos de negócio vigentes no mercado? Como os departamentos de A&R selecionam seu cast? Quais são suas principais fontes de receita? Essas e outras perguntas são respondidas nesse curso, através de aulas ministradas por profissionais atuantes e reconhecidos no mercado da música.
Objetivo do Curso:
Contribuir para a profissionalização do mercado da música, ao proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca da indústria fonográfica e distribuição digital, habilitando o aluno a atuar em diferentes frentes no mercado
O que você vai aprender:
A quem se destina:
Temas das Aulas:
e muito mais!
Professores:
Léo Morel
Léo Morel trabalha como A&R para a distribuidora digital Tratore e é Analista e Consultor para a empresa inglesa Mídia Research desde 2014, escrevendo relatórios sobre o mercado musical da América Latina e participando de projetos de consultoria. É autor dos livros "Música e tecnologia" (Azougue, 2010), "Monobloco: uma biografia" (Azougue, 2015) e co-autor do livro "Inovação em serviços na economia do compartilhamento" (Saraiva, 2019) com capítulo sobre inovação nos setores da música, vídeo e editorial. Também possui experiência no mercado musical tendo trabalho em distribuidora digital e editora musical.
Léo é membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Professor Assistente do curso bianual Emerging Markets and Models for Music do programa de Mestrado em Music Business da Universidade de Nova Iorque (NYU). É Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ com dissertação acerca da difusão dos serviços de streaming no mercado brasileiro de música e possui um MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas. Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.
Leonardo de Marchi
Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ.
Alexandre Pesserl
Advogado e consultor jurídico com atuação profissional e acadêmica nas áreas de Direitos Autorais, Propriedade Intelectual, Direito Constitucional e Direito Civil. Consultor da UNESCO em gestão coletiva de direitos autorais no ambiente digital. Bacharel em Direito pela PUC-PR (2000). Mestre em Direito pela UFSC (2011). Doutor em Direito pela UFPR (2020). Mediador e Árbitro credenciado pelo Ministério da Cultura para resolução de conflitos relativos a direitos autorais. Pesquisador do Grupo de Estudo em Direito Autoral e Informação (GEDAI / UFPR).
Guilherme Coutinho
Doutor em Direito pela USP. Mestre em Direito pela UFSC. Visiting Scholar da American University (Washington/DC) em 2017. Certificado no curso CopyrightX (Harvard Law School). Palestrante com experiência internacional. Advogado, consultor e professor na área de direitos intelectuais e contratos desde 2008. Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR). Fundador da Phonolite, empresa especializada em direitos autorais e mercado da música.
André Izidro
Atualmente CEO & Founder da Atabaque - Analisando dados, conectando pessoas, criando hits. Graduado em Comunicação pela UFRJ, Pós Graduação em Film & TV Business na FGV, MBA em TV Digital e Novas Mídias na UFF e Pós Graduação em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral.
Experiência de mais de 15 anos em marketing, comunicação, BI, BizDev, Música, OTT, VoD, TV, Internet e Telecom em empresas como Globo, Oi, Som Livre, KondZilla. Cases, negócios e projetos com empresas como: Google, YouTube, Apple, Facebook, Instagram, Twitter, Globo, Spotify, Deezer, TikTok, Netflix, Amazon, Twitch, dentre outros. E artistas como: Marília Mendonça, Luan Santana, Zé Neto e Cristiano, Thiaguinho, Gusttavo Lima, Tiago Iorc, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Raça Negra, Kevinho, Kekel, Jottape, Lexa, Lan, Skrillex, Casper Magico, Nio Garcia, dentre outros.
Andrea Francez
Advogada formada pela FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas, presidente da Comissão de Direito do Entretenimento da OAB/SP (2006); São Paulo. Membro da Comissão de Propriedade Imaterial do IASP; Coordenadora e uma das autoras do livro Manual do Direito do Entretenimento – Guia de Produção Cultural – Editora SESC/SENAC; Coordenadora e uma das autoras do livro O Direito do Entretenimento na Internet, Editora Saraiva, Sócia do escritório Francez Advogados, o qual atua principalmente nas áreas do direito autoral e do entretenimento, e sócia da produtora SUPERAMIGOS PRODUÇÕES ARTISTICAS LTDA., atuando nas áreas de música, teatro, cinema, livros e cultura em geral, tendo produzido diversos shows e espetáculos teatrais.
Cris Falcão
Formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, em indústria automobilística e na área de finanças de uma gigante da consultoria. Em 2004 incorporou-se à uma das maiores editoras de música independente do Brasil com mais de 60 anos de tradição, vivenciou a transformação do mercado físico para o digital e tornou-se uma especialista em Direitos Autorais. Em 2018 fundou a Cada Instante, selo e editora com o objetivo de fortalecer a cena musical independente e assumiu no início de 2020 a direção da Ingrooves Br para liderar e desenvolver a expansão dos negócios da empresa no Brasil.
Carga Horária:
18h
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1#Encontro 01
Gravação Completa
04:09:41
Material de Apoio - Leonardo de Marchi
(Correção) Material de Apoio - Leonardo de Marchi
2#Encontro 02
Gravação Completa
03:05:53
Material de Apoio
14 págs.
3#Encontro 03
Gravação Completa + Link do Material
03:07:02
4#Encontro 04
Gravação Completa
03:04:46
5#Encontro 05
Gravação Completa
01:59:58
Material de Apoio
6#Encontro 06
Gravação Completa
01:59:58
7#Encontro 07
Gravação Completa
02:37:10
Como funciona o Music Rio Academy?
Como saber se a Music Rio Academy é pra mim? A Music Rio Academy é a escola ideal para:
Qual é a metodologia de ensino da Music Rio Academy?
As aulas ao vivo ficam gravadas?
É obrigatório participar das aulas ao vivo?
O que é a Comunidade Music Rio Academy?
Quando recebo meu certificado?
Quais as formas de pagamento?
Posso cancelar minha compra?
Acesso por 3 meses
Estude quando e onde quiser
Fechamento do carrinho em 27/03/2024
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Music Rio Academy. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…