INÍCIO DAS AULAS: 13/11/2024
13/11, 18/11, 20/11, 25/11, 27/11/2024
Você quer entender como funciona a indústria fonográfica? Quer aprimorar seu conhecimento sobre o mercado musical?
O curso Indústria Fonográfica e Distribuição Digital, é apresentado por Leo Morel, A&R na Tratore, analista da MIDiA Research e coordenador do estudo “Análise de Mercado da Música Independente no Brasil" (2019-2020) em parceria com o Music Rio Academy.
A indústria fonográfica tem se transformado intensamente nos últimos anos, e mais do que nunca se apresenta como um negócio promissor. Mas, como ela se estrutura? Quais os modelos de negócio vigentes no mercado? Como os departamentos de A&R selecionam seu cast? Quais são suas principais fontes de receita? Essas e outras perguntas são respondidas nesse curso, através de aulas ministradas por profissionais atuantes e reconhecidos no mercado da música.
Objetivo do Curso:
Contribuir para a profissionalização do mercado da música, ao proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca da indústria fonográfica e distribuição digital, habilitando o aluno a atuar em diferentes frentes no mercado
O que você vai aprender:
A quem se destina:
Temas das Aulas:
e muito mais!
Professores:
Léo Morel
Léo Morel trabalha como A&R para a distribuidora digital Tratore e é Analista e Consultor para a empresa inglesa Mídia Research desde 2014, escrevendo relatórios sobre o mercado musical da América Latina e participando de projetos de consultoria. É autor dos livros "Música e tecnologia" (Azougue, 2010), "Monobloco: uma biografia" (Azougue, 2015) e co-autor do livro "Inovação em serviços na economia do compartilhamento" (Saraiva, 2019) com capítulo sobre inovação nos setores da música, vídeo e editorial. Também possui experiência no mercado musical tendo trabalho em distribuidora digital e editora musical.
Léo é membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Professor Assistente do curso bianual Emerging Markets and Models for Music do programa de Mestrado em Music Business da Universidade de Nova Iorque (NYU). É Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ com dissertação acerca da difusão dos serviços de streaming no mercado brasileiro de música e possui um MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas. Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.
Leonardo de Marchi
Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ.
Alexandre Pesserl
Advogado e consultor jurídico com atuação profissional e acadêmica nas áreas de Direitos Autorais, Propriedade Intelectual, Direito Constitucional e Direito Civil. Consultor da UNESCO em gestão coletiva de direitos autorais no ambiente digital. Bacharel em Direito pela PUC-PR (2000). Mestre em Direito pela UFSC (2011). Doutor em Direito pela UFPR (2020). Mediador e Árbitro credenciado pelo Ministério da Cultura para resolução de conflitos relativos a direitos autorais. Pesquisador do Grupo de Estudo em Direito Autoral e Informação (GEDAI / UFPR).
Andrea Francez
Advogada formada pela FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas, presidente da Comissão de Direito do Entretenimento da OAB/SP (2006); São Paulo. Membro da Comissão de Propriedade Imaterial do IASP; Coordenadora e uma das autoras do livro Manual do Direito do Entretenimento – Guia de Produção Cultural – Editora SESC/SENAC; Coordenadora e uma das autoras do livro O Direito do Entretenimento na Internet, Editora Saraiva, Sócia do escritório Francez Advogados, o qual atua principalmente nas áreas do direito autoral e do entretenimento, e sócia da produtora SUPERAMIGOS PRODUÇÕES ARTISTICAS LTDA., atuando nas áreas de música, teatro, cinema, livros e cultura em geral, tendo produzido diversos shows e espetáculos teatrais.
Sylvia Medeiros
Sylvia Medeiros é VP da The Orchard no Brasil, supervisionando toda a operação e estratégia da empresa no território, gerenciando contas de selos como Deckdisc, Atração, Pineapple, Kondzilla e de artistas como Gloria Groove e Hungria Hip Hop. Com mais de 15 anos de experiência no mercado musical, iniciou sua carreira no selo independente Biscoito Fino e fez parte da equipe de marketing da Som Livre. Baseada no Rio de Janeiro, é graduada em Comunicação Social e Publicidade (PUC-RJ) e possui MBA em Gestão Empresarial (FGV-Rio).
Carga Horária:
18h
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1Encontro -1
Gravação completa
02:41:10
2Encontro - 2
Gravação completa
03:04:07
Como funciona o Music Rio Academy?
Como saber se a Music Rio Academy é pra mim? A Music Rio Academy é a escola ideal para:
Qual é a metodologia de ensino da Music Rio Academy?
As aulas ao vivo ficam gravadas?
É obrigatório participar das aulas ao vivo?
O que é a Comunidade Music Rio Academy?
Quando recebo meu certificado?
Quais as formas de pagamento?
Posso cancelar minha compra?
Acesso por 3 meses
Estude quando e onde quiser
6x R$ 166,50
R$ 999,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Music Rio Academy. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…