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Marketing Digital para Artistas #16
Sobre o Curso
Início das aulas: 06/10/2025
Datas: 06/10, 13/10, 14/10, 15/10, 20/10 e 22/10/2025
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 18h
Conteúdo gravado para acesso por até 3 meses
Sente que está produzindo conteúdo sem estratégia e sem retorno real?
O curso Marketing Digital para Artistas é uma imersão prática e estratégica voltada para profissionais da cadeia produtiva da música e da comunicação que desejam aprender, estruturar e aplicar o marketing digital em lançamentos musicais e na gestão de carreira.
Marina Mattoso, sócia da Jangada Comunicação e referência em marketing digital no setor musical, coordena o curso que está em sua 16ª edição e já formou mais de 300 alunos.
O que você vai aprender?
* Ferramentas de estudo e planejamento macro;
* Desenvolvimento de metas e ações;
* Linha do tempo de um lançamento musical;
* Funcionamento dos algoritmos no Instagram, TikTok, Twitter e Facebook;
* Planejamento de conteúdo criativo para redes sociais;
* Estratégias para YouTube;
* Introdução a Facebook Ads e Google Ads;
* Imersão em plataformas de streaming;
* Como elaborar um bom pitching para curadores de streaming;
* Ferramentas de análise de dados;
* E muito mais!
Temas das aulas
* Introdução ao Marketing Digital
* Branding
* Estudo e Planejamento de Marketing
* Distribuição Digital de Música e Plataformas de Streaming
* YouTube
* Compra de Mídia
* Imersão em Redes Sociais
* Planejamento de Conteúdo Estratégico
* Análise de Dados Musicais
* Análise de Dados Sociais
Programação
Aula 1 - 06/10/2025 | Branding
* Fundamentos de construção de marca pessoal para artistas, com foco em identidade visual e narrativa.
Professora: Roberta Senna
20h30 | introdução ao Marketing
* Conceitos básicos de marketing aplicados ao universo artístico.
Professora: Nath Moura
Aula 2 - 13/10/2025 | Distribuição Digital de Música e Plataformas
* Como utilizar plataformas digitais para distribuir e promover músicas.
Professora: Ray Brum
Aula 3 - 14/10/2025 | Planejamento de Conteúdo Estratégico
* Métodos para pesquisar o mercado e criar um plano estratégico de marketing.
Professora: Marina Mattoso
20h30 | Youtube
* Estratégias para crescer e engajar no YouTube como artista.
Professora: Sabrine Cruz
Aula 4 - 15/10/2025 | Compra de Mídia paga
* Técnicas de anúncios pagos para maximizar alcance e conversão.
Professora: Fernanda Cardoso
Aula 5 - 20/10/2025 | Marketing de Conteúdo e Redes Sociais
* Criação de conteúdo alinhado aos objetivos artísticos e de marketing.
Professora: Mari Alves
Aula 6 - 22/10/2025 | Análise de Dados Musicais.
* Uso de dados de redes sociais para entender o público e ajustar campanhas.
Professora: Malu Guarisa
20h30 | Análise de Dados Sociais.
* Interpretação de métricas musicais para otimizar estratégias.
Professora: Guilherme Silviano
Professores:
Marina Mattoso — Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, UBC e Maria Rita, e de projetos, como Kisses - Anitta, Vilã - Ludmilla e Os Novos Baianos se Reencontram, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. É também coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas do Music Rio Academy, além de lecionar em aulas do Instituto Gênesis e palestrar nos principais eventos do mercado, como Rio2C, RMK e Music Trends. Junto a Anita Carvalho e Roberta Senna, oferecem consultoria integrada de Gestão de Carreiras, Posicionamento & Imagem e Marketing Digital através do Plano de Aceleração de Carreiras Estratégico (PACE). Marina é também colunista do Popline Biz.
Roberta Senna — Formada em comunicação social pela PUC-Rio, pós-graduada em marketing pela FGV, Roberta Senna desenvolveu suas competências profissionais a partir de experiências diversas. Depois de algumas passagens em grandes agências de publicidade, foi para TV Globo e trabalhou em produção de linha de show por 5 anos. Saiu de lá para o Telecine, onde aconteceu a virada para a área de marketing. Partiu para empreender na moda, teve uma loja multimarcas e se aprofundou cada vez mais em comportamento. Fundou a DUAS Consultoria com o intuito de promover crescimento e profissionalização no mercado da moda, atuando em marcas como Totem, Martu, British Colony, Wöllner, entre outras. Depois disso foi responsável pelo marketing da Índio da Costa A.U.D.T.; Head Planner da agência SRCOM, assumindo projetos como Casa Qatar, Wired Festival e Festival PICNIC. Atualmente é empresária e faz consultoria de branding para artistas.
Nathália Moura — É cofundadora da TREINAM, programa pioneiro de gestão de carreira para mulheres musicistas, e estrategista na Conecta+ Música & Mercado, uma das maiores feiras e congressos da América Latina. Mentora no programa Women Empowered da Symphonic Distribution, é especialista em marketing digital para artistas e já atuou com monitoramento e métricas digitais para marcas como Petrobras, Ultragaz, Gol e UNICEF.
Com ampla experiência no mercado criativo, desenvolve estratégias que fortalecem a presença online e transformam projetos em negócios sustentáveis e com impacto. Sua abordagem une teoria e prática, traduzindo o marketing em passos claros e aplicáveis.
Rayane Brum — Com passagem pelos Canais Multishow e BIS, Rayane Brum acumulou vasta experiência em diversos projetos musicais ao vivo e festivais em todo o Brasil. Focada no mercado da música independente, Rayane atualmente atua na Altafonte como Digital Strategy Specialist, sendo responsável pela relação com as plataformas digitais, buscando criar novos espaços para artistas e desenvolver estratégias eficazes para potencializar os lançamentos musicais, se dedicando também ao crescimento e à inovação no cenário musical.
Fernanda Cardoso — Trabalho como gestora de mídia no mercado fonográfico desde 2019, focada nas plataformas de música como Spotify e Deezer e redes sociais. Especialista em mídia digital, com experiencia de mais de 10 anos de mercado e muito expertise nas otimizações, análises e acompanhamento de campanhas digital. Atualmente, atuo como coordenadora de mkt digital focado em mídia digital, sendo responsável por estratégia de lançamento e sustentação dos artistas da cia.
Sabrine Cruz — Pessoal Ingrooves Virgin Profe MRA
Trabalha com gerenciamento de conteúdo de vídeo na indústria musical, focado em YouTube e plataformas de streaming. Tem experiência em otimização de canais, monetização de vídeos e suporte a artistas. Atualmente, atua na Virgin Music Group no lado comercial, buscando sempre melhorar o desempenho dos conteúdos e encontrar novas oportunidades para os artistas e a empresa.
Mari Alves — Tenho 14 anos de experiência em marketing digital e na indústria da música, com uma trajetória focada em inovação e estratégias criativas. Na Sony Music, passou por áreas como Marketing Local e A&R, contribuindo para projetos de grandes artistas. Depois, fundei a Bliss Digital, atendendo escritórios artísticos, gravadoras e plataformas como Twitter e Eventim. Retornou à Sony como Especialista em Marketing Digital e, hoje, como Gerente de Marketing, lidera campanhas para nomes como Gusttavo Lima e Zé Vaqueiro, integrando marketing, tecnologia e inovação para potencializar o engajamento e a conversão no mercado musical.
Guilherme Silviano — Carioca, com alma andarilha e curiosa, já morei em mais de sete estados pelo Brasil. Com 12 anos de experiência em Marketing Digital, estou há seis na Jangada, ao lado da nossa coordenadora Marina Mattoso. Minha trajetória também inclui passagens pela TV Globo e pela Coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio. Ao longo da minha carreira, trabalhei com grandes nomes como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Ludmilla e Tove Lo, conquistando uma bagagem diversificada e valiosa no setor.
Malu Guarisa — Coordenadora de Inteligência de Negócio na Warner Music, mestre em Economia Criativa pela ESPM e pesquisadora de economia da cultura e dos palcos de pequeno e médio porte do Rio de Janeiro.
Aproveite o potencial do marketing digital - o seu trabalho merece ser visto e reconhecido.
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Como funciona o Music Rio Academy?
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