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Marketing Digital Para Artistas #16

Marketing Digital Para Artistas #16

Marketing e Comunicação
  • 18 horas de carga horária
  • 19 alunos
  • 5 aulas
  • 2 módulos de conteúdo
  • Última atualização 13/10/2025

6x R$ 166,50

R$ 999,00 à vista

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3 meses

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Sobre o Curso

Marketing Digital para Artistas #16

Sobre o Curso

Início das aulas: 06/10/2025

Datas: 06/10, 13/10, 14/10, 15/10, 20/10 e 22/10/2025
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 18h
Conteúdo gravado para acesso por até 3 meses

Sente que está produzindo conteúdo sem estratégia e sem retorno real?

O curso Marketing Digital para Artistas é uma imersão prática e estratégica voltada para profissionais da cadeia produtiva da música e da comunicação que desejam aprender, estruturar e aplicar o marketing digital em lançamentos musicais e na gestão de carreira.
Marina Mattoso, sócia da Jangada Comunicação e referência em marketing digital no setor musical, coordena o curso que está em sua 16ª edição e já formou mais de 300 alunos.

O que você vai aprender?
* Ferramentas de estudo e planejamento macro;
* Desenvolvimento de metas e ações;
* Linha do tempo de um lançamento musical;
* Funcionamento dos algoritmos no Instagram, TikTok, Twitter e Facebook;
* Planejamento de conteúdo criativo para redes sociais;
* Estratégias para YouTube;
* Introdução a Facebook Ads e Google Ads;
* Imersão em plataformas de streaming;
* Como elaborar um bom pitching para curadores de streaming;
* Ferramentas de análise de dados;
* E muito mais!

Temas das aulas

* Introdução ao Marketing Digital
* Branding
* Estudo e Planejamento de Marketing
* Distribuição Digital de Música e Plataformas de Streaming
* YouTube
* Compra de Mídia
* Imersão em Redes Sociais
* Planejamento de Conteúdo Estratégico
* Análise de Dados Musicais
* Análise de Dados Sociais


Programação

Aula 1 - 06/10/2025 | Branding
* Fundamentos de construção de marca pessoal para artistas, com foco em identidade visual e narrativa.

Professora: Roberta Senna

20h30  | introdução ao Marketing
* Conceitos básicos de marketing aplicados ao universo artístico.

Professora: Nath Moura

Aula 2 - 13/10/2025 | Distribuição Digital de Música e Plataformas
* Como utilizar plataformas digitais para distribuir e promover músicas.

Professora: Ray Brum

Aula 3 - 14/10/2025 | Planejamento de Conteúdo Estratégico
* Métodos para pesquisar o mercado e criar um plano estratégico de marketing.

Professora: Marina Mattoso 

20h30 | Youtube
* Estratégias para crescer e engajar no YouTube como artista.

Professora: Sabrine Cruz

Aula 4 - 15/10/2025 | Compra de Mídia paga
* Técnicas de anúncios pagos para maximizar alcance e conversão.

Professora: Fernanda Cardoso

Aula 5 - 20/10/2025 | Marketing de Conteúdo e Redes Sociais
* Criação de conteúdo alinhado aos objetivos artísticos e de marketing.

Professora: Mari Alves

Aula 6 - 22/10/2025 | Análise de Dados Musicais.
* Uso de dados de redes sociais para entender o público e ajustar campanhas.
Professora: Malu Guarisa


20h30 |  Análise de Dados Sociais.
* Interpretação de métricas musicais para otimizar estratégias.

Professora: Guilherme Silviano



Professores:


Marina Mattoso — Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, UBC e Maria Rita, e de projetos, como Kisses - Anitta, Vilã - Ludmilla e Os Novos Baianos se Reencontram, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. É também coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas do Music Rio Academy, além de lecionar em aulas do Instituto Gênesis e palestrar nos principais eventos do mercado, como Rio2C, RMK e Music Trends. Junto a Anita Carvalho e Roberta Senna, oferecem consultoria integrada de Gestão de Carreiras, Posicionamento & Imagem e Marketing Digital através do Plano de Aceleração de Carreiras Estratégico (PACE). Marina é também colunista do Popline Biz.

Roberta Senna  — Formada em comunicação social pela PUC-Rio, pós-graduada em marketing pela FGV, Roberta Senna desenvolveu suas competências profissionais a partir de experiências diversas. Depois de algumas passagens em grandes agências de publicidade, foi para TV Globo e trabalhou em produção de linha de show por 5 anos. Saiu de lá para o Telecine, onde aconteceu a virada para a área de marketing. Partiu para empreender na moda, teve uma loja multimarcas e se aprofundou cada vez mais em comportamento. Fundou a DUAS Consultoria com o intuito de promover crescimento e profissionalização no mercado da moda, atuando em marcas como Totem, Martu, British Colony, Wöllner, entre outras. Depois disso foi responsável pelo marketing da Índio da Costa A.U.D.T.; Head Planner da agência SRCOM, assumindo projetos como Casa Qatar, Wired Festival e Festival PICNIC. Atualmente é empresária e faz consultoria de branding para artistas.

Nathália Moura — É cofundadora da TREINAM, programa pioneiro de gestão de carreira para mulheres musicistas, e estrategista na Conecta+ Música & Mercado, uma das maiores feiras e congressos da América Latina. Mentora no programa Women Empowered da Symphonic Distribution, é especialista em marketing digital para artistas e já atuou com monitoramento e métricas digitais para marcas como Petrobras, Ultragaz, Gol e UNICEF.
Com ampla experiência no mercado criativo, desenvolve estratégias que fortalecem a presença online e transformam projetos em negócios sustentáveis e com impacto. Sua abordagem une teoria e prática, traduzindo o marketing em passos claros e aplicáveis.

Rayane Brum  — Com passagem pelos Canais Multishow e BIS, Rayane Brum acumulou vasta experiência em diversos projetos musicais ao vivo e festivais em todo o Brasil. Focada no mercado da música independente, Rayane atualmente atua na Altafonte como Digital Strategy Specialist, sendo responsável pela relação com as plataformas digitais, buscando criar novos espaços para artistas e desenvolver estratégias eficazes para potencializar os lançamentos musicais, se dedicando também ao crescimento e à inovação no cenário musical.

Fernanda Cardoso — Trabalho como gestora de mídia no mercado fonográfico desde 2019, focada nas plataformas de música como Spotify e Deezer e redes sociais. Especialista em mídia digital, com experiencia de mais de 10 anos de mercado e muito expertise nas otimizações, análises e acompanhamento de campanhas digital. Atualmente, atuo como coordenadora de mkt digital focado em mídia digital, sendo responsável por estratégia de lançamento e sustentação dos artistas da cia.

Sabrine Cruz — Pessoal Ingrooves Virgin Profe MRA⁩
Trabalha com gerenciamento de conteúdo de vídeo na indústria musical, focado em YouTube e plataformas de streaming. Tem experiência em otimização de canais, monetização de vídeos e suporte a artistas. Atualmente, atua na Virgin Music Group no lado comercial, buscando sempre melhorar o desempenho dos conteúdos e encontrar novas oportunidades para os artistas e a empresa.


Mari Alves — Tenho 14 anos de experiência em marketing digital e na indústria da música, com uma trajetória focada em inovação e estratégias criativas. Na Sony Music, passou por áreas como Marketing Local e A&R, contribuindo para projetos de grandes artistas. Depois, fundei a Bliss Digital, atendendo escritórios artísticos, gravadoras e plataformas como Twitter e Eventim. Retornou à Sony como Especialista em Marketing Digital e, hoje, como Gerente de Marketing, lidera campanhas para nomes como Gusttavo Lima e Zé Vaqueiro, integrando marketing, tecnologia e inovação para potencializar o engajamento e a conversão no mercado musical.

Guilherme Silviano —
Carioca, com alma andarilha e curiosa, já morei em mais de sete estados pelo Brasil. Com 12 anos de experiência em Marketing Digital, estou há seis na Jangada, ao lado da nossa coordenadora Marina Mattoso. Minha trajetória também inclui passagens pela TV Globo e pela Coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio. Ao longo da minha carreira, trabalhei com grandes nomes como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Ludmilla e Tove Lo, conquistando uma bagagem diversificada e valiosa no setor.

Malu Guarisa — Coordenadora de Inteligência de Negócio na Warner Music, mestre em Economia Criativa pela ESPM e pesquisadora de economia da cultura e dos palcos de pequeno e médio porte do Rio de Janeiro.


Aproveite o potencial do marketing digital - o seu trabalho merece ser visto e reconhecido.


Te vemos online!






Conteúdo

1Encontro 01

  • Gravaço completa part 01

  • Material de apoio

    44 págs.
  • Gravaço completa part 02

  • Gravaço completa part 02

    19 págs.
  • Material complentar

    1 pág.

2Encontro 02

FAQ

Como funciona o Music Rio Academy?

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O Music Rio Academy é composto por uma equipe que tem como missão te ajudar a desenvolver habilidades técnicas e artísticas para aprimorar talentos profissionais. Queremos proporcionar um ambiente que seja não só acolhedor, mas extremamente produtivo para ajudar a alavancar carreiras. As formações são compostas por aulas ao vivo, desafios práticos e exercícios e workshops com nossos experts. Oferecemos: Aulas ao vivo: você irá acompanhar ao vivo nossos experts através de estudos de caso e interações com foco na aplicabilidade dos temas abordados. As datas das aulas ao vivo serão propostas em diferentes dias da semana para que todos possam encaixar em suas agendas - é só embarcar nas que você tiver interesse. Perdeu o encontro? Sem problema: eles ficarão disponíveis para serem revisitados. Lembrando aqui elas não são obrigatórias para a conquista do certificado, o acesso às aulas se estendem por três meses pra você continuar aprendendo mesmo após a conclusão do curso. Desafios práticos e exercícios: a sua jornada é composta por alguns desafios práticos e exercícios, como quizes, que vão lhe ajudar a desenvolver as habilidades na área. Duração: cada formação tem duração específica conforme o formato que pode variar de 6h a 18h de aula, você poderá ver e rever todos os materiais disponíveis na plataforma de todas as aulas ao vivo que quiser. Comunidade e suporte: na comunidade Music Rio Academy, você poderá interagir com outros estudantes, tirar dúvidas e descobrir vagas de emprego, e trocar conhecimento e histórias de carreira com milhares de profissionais. Certificação: para obter seu Certificado, conclua as aulas no formato ao vivo ou online.

Como saber se a Music Rio Academy é pra mim? A Music Rio Academy é a escola ideal para:

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Pessoas e profissionais recém formados ou que já atuam com música e entretenimento, mas desejam aprimorar suas habilidades e melhorar sua performance em: Gestão de carreira artística Negócios na música e entretenimento Produção executiva Marketing digital e branding para artistas Plataformas de streaming Direitos autorais na música e carreira artística

Qual é a metodologia de ensino da Music Rio Academy?

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Oferecemos cursos presenciais, híbridos ou 100% online. Os cursos presenciais acontecem no nosso campus, a casa de shows Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Independente do curso, nós sempre oferecemos o mesmo nível de excelência nas aulas, que são orientadas e coordenadas por experts do ramo. As aulas (exceto as presenciais) ficam todas gravadas na plataforma EAD MRA, portanto existe uma flexibilidade para que você não perca nada do que foi lecionado e possa absorver todo o conhecimento passado pelos professores.

As aulas ao vivo ficam gravadas?

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Sim, todos os encontros ao vivo no formato online são gravados e ficam disponíveis para acesso durante 90 dias após a data de realização.

É obrigatório participar das aulas ao vivo?

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Os encontros ao vivo são opcionais, ou seja, não há obrigatoriedade de participação, mesmo se você estiver interessado em obter um de nossos certificados. Embora não sejam obrigatórios, recomendamos a participação, pois esses conteúdos irão turbinar ainda mais o seu aprendizado.

O que é a Comunidade Music Rio Academy?

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Mais do que uma escola, a Music Rio Academy é uma comunidade de pessoas apaixonadas por negócios na música e entretenimento. Por isso, criamos um espaço exclusivo que reúne nossos estudantes e mentores de diversas áreas para você fazer networking, tirar dúvidas, compartilhar seus desafios, aprendizados e encontrar oportunidades para iniciar e desenvolver sua carreira. Assim que tiver acesso ao curso, também terá acesso a esse espaço de trocas.

Quando recebo meu certificado?

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Seu certificado ficará disponível para download após a finalização do curso. Você poderá retirar o seu certificado diretamente na Plataforma para compartilhar nas redes sociais como o LinkedIn e Instagram, apresentar em entrevistas de emprego ou pleitear aquela promoção que você vem buscando faz tempo.

Quais as formas de pagamento?

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O pagamento dos cursos na Music Rio Academy podem ser feito das seguintes formas: boleto bancário pix cartão de crédito (parcelamento em até 6x sem juros)

Posso cancelar minha compra?

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Caso não esteja satisfeito(a) com o curso, garantimos o reembolso integral do valor pago para solicitações de cancelamento feitas nos primeiros 7 dias após a compra.

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Estude quando e onde quiser

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