fbpx
Fechar
Type at least 1 character to search
Voltar ao Topo

Direitos Autorais na Prática

O curso Direitos Autorais na prática é apresentado por Elisa Eisenlohr, profissional que atua há 20 anos na gestão de direitos autorais musicais em diversas áreas. Seu principal objetivo é mostrar como funciona a aplicação prática dos direitos autorais como negócio dentro da indústria da música, desde a composição passando pela gravação até a arrecadação e distribuição dos direitos devidos. Serão abordados alguns conceitos teóricos de base, mas o foco é mostrar como funcionam estas relações na prática dentro do mercado brasileiro. O curso também mostrará alguns valores praticados no mercado referentes aos direitos autorais, como funciona a formação de preços, o tamanho e as tendências do mercado, e algumas estratégias para maximizar seus rendimentos com os direitos autorais das músicas.

O curso é uma imersão voltada para todos os profissionais da cadeia produtiva da música, já que o conhecimento básico em direitos autorais é um pré-requisito para muitas funções na indústria da música. Vale também para quem tem conhecimentos avançados no direito autoral, mas quer entender suas aplicações práticas na indústria musical e as relações de mercado. O público-alvo é formado por artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes, empresários, produtores fonográficos, produtores culturais, advogados, profissionais que atuam em editoras, selos e demais interessados.

Informações
Modalidade

Online Ao Vivo

Datas

18, 19, 20, 21 e 22 de Janeiro

19h às 22h30

30%off
Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,00
2º. Lote R$ 973,00

Objetivo do Curso

Proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca da cadeia do direito autoral, passando pelas ferramentas e as estratégias necessárias de forma didática.

O que você vai aprender
  • Conceitos teóricos básicos sobre a legislação de direitos autorais;
  • Como funciona o fluxo de rendimentos e o licenciamento de música;
  • Os diferentes tipos de direito e como eles se traduzem nas relações de mercado;
  • O papel de uma editora;
  • O papel de um produtor fonográfico;
  • O papel do agregador digital;
  • O papel da gestão coletiva de direitos autorais;
  • Os tipos de contrato e as relações de mercado mais comuns;
  • Os valores envolvidos nas negociações ou na distribuição de rendimentos;
  • Música em audiovisual;
  • Como decifrar os demonstrativos de rendimentos;

Estrutura do Curso

Aula 1

Os direitos autorais e o fluxo dos rendimentos.

  • Conceitos básicos de direitos autorais
  • Obra x Fonograma
  • Quem são os titulares de direitos autorais?
  • Quem são os players deste mercado?
  • Como são os fluxos de rendimentos de direitos
  • Quem paga, quem recebe e como?
  • Principais tipos de uso de música e os tipos de direitos.

Professor: Elisa Eisenlohr

Aula 2

Conceitos básicos da legislação

  • Direitos Morais e Patrimoniais
  • Direito de autor x Copyright: implicações práticas
  • Domínio público de obras e fonogramas
  • Autorização “prévia e expressa”
  • A coautoria e o licenciamento
  • A coprodução e o licenciamento

Professor: Flávia Tendler

Aula 3

As relações contratuais mais comuns

  • Contratos: noções básicas
  • Cessão, concessão ou licença de uso
  • Contratos de edição
  • Autorização de gravação
  • Contratos de distribuição
  • Autorização de sincronização
  • Contrato ou licença de execução pública de obras musicais e fonogramas
  • Outras relações contratuais

Professor: Renato Dolabella

Aula 4

A obra musical e o papel da editora

  • Panorama do mercado
  • O contrato de edição
  • O contrato de administração de repertório
  • Os serviços e responsabilidades de uma editora
  • Distribuição de royalties
  • Subedição no exterior
  • TV, Publicidade, Cinema
  • Relação com provedores de serviços digitais
  • As fontes de receita do autor
  • Demonstrativos de rendimentos

Professora: Daniela Colla
22/9 (terça) de 20h45 às 22h15

Aula 5

O fonograma e o papel do produtor fonográfico

  • Panorama do mercado
  • A gravação e os direitos dos autores
  • Os serviços e responsabilidades do produtor fonográfico
  • Distribuição de royalties
  • ISRC e metadados
  • Distribuição do fonograma
  • Licenciamento do fonograma
  • Representação no exterior
  • As fontes de receita do produtor e dos intérpretes
  • Demonstratios de rendimentos

Professor: Carlos Mills

Aula 6

A obra, o fonograma e o papel da gestão coletiva

  • Gestão coletiva de direitos autorais, UBC e Ecad
  • Cadastrando a Obra e o Fonograma
  • ISRC e ISWC
  • Distribuição de valores de execução pública
  • Demonstrativos de rendimentos
  • Dicas de maximização das receitas na execução pública

Professora: Elisa Eisenlohr

Aula 7 e 8

O mundo digital e o papel do distribuidor

  • Panorama do mercado
  • Direitos autorais no ambiente digital. Quem recebe o que e de onde?
  • Principais players (Youtube, Spotify, Deezer, Apple, Instagram, Facebook, Tik Tok, Twitch, OTT)
  • Contratos de distribuição digital
  • Outros serviços (monetização de Youtube, Marketing, gravação etc)
  • Fluxo de royalties do distribuidor digital para titulares de direito conexo
  • Demonstratios de rendimentos
  • Algoritmos, Playlists e Pitching

Professora: Cris Falcão

Aula 9 e 10

Música em audiovisual

  • Panorama de mercado audiovisual
  • Audiovisual: cinema, publicidade, TV e marcas proprietárias
  • Música na publicidade e licenciamento
  • A distinção entre o produto audiovisual regulado e não regulado
  • A distinção entre o produto audiovisual regulado e não regulado
  • Música no cinema ou TV
  • Clearance: processo negocial, critérios de precificação, etapa de cotação e closing
  • Sincronização
  • Cue-sheet
  • Execução pública

Professora: Raquel Lemos

Sobre os Professores

Coordenação

Corpo Docente

30%off
Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,00
2º. Lote R$ 973,00

Cadastre-se e garanta 15% OFF no próximo curso!
Fazer Inscrição
Não, obrigado!
close-link