O método “Raio-X do Projeto Artístico” de Dani Ribas, desenvolvido a partir de sua tese de Doutorado em Sociologia na UNICAMP, utiliza técnicas da sociologia, antropologia e psicologia social para entender as motivações do público para consumir sua música. Ao entender o comportamento do público é possível aumentar o interesse do público pela música, e assim fazer com que ela adquira relevância num determinado nicho. É o que chamamos de “formação de público”, que vai muito além de chamar a atenção antes dos lançamentos por meio do marketing digital. Usamos a ciência a serviço do seu projeto artístico.
A disputa pela atenção do público num mar de lançamentos diários é cada vez mais acirrada, e consome cada vez mais tempo e recursos financeiros de artistas e suas equipes. Para ampliar o interesse pela música, é necessário ir além do marketing e compreender o ambiente cultural e as emoções do seu público.
Para elaborar de estratégias de carreira consistentes, é necessário agir ativamente para ampliar o interesse pela sua música. É necessário compreender e estimular as relações entre a criação artística, ambiente cultural do público e a lógica do seu nicho de atuação. É isso o que o método faz.
As principais entregas do método são:
- pesquisa e organiza atributos de identidade de artistas (mesmo os que já desenvolveram sua identidade)
- mobiliza estrategicamente tais atributos para intensificar a relação com o público
- usa as ciências sociais para interpretar qualitativamente o comportamento e a reação dos fãs aos estímulos
- fornece os entendimentos dos motivos que levam o público a se identificar com artistas e suas obras no longo prazo
- interpreta como os atributos de identidade do artista se manifestam no seu nicho de atuação
- indica caminhos para que o trabalho criativo do músico se beneficie da relação com seu público e com as ideias do seu nicho.
São 12 ferramentas práticas exclusivas que possibilitam o trabalho colaborativo e a co-criação entre os diversos músicos de um mesmo projeto; entre artistas e suas equipes de gestão de carreira; e entre artistas e sua comunidades de fãs. As ferramentas se distribuem em 4 eixos: pesquisa de atributos de identidade artística; pesquisa de público; pesquisa de nicho; e reposicionamento do projeto.