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Estratégias de Carreira

O método “Raio-X do Projeto Artístico” de Dani Ribas, desenvolvido a partir de sua tese de Doutorado em Sociologia na UNICAMP, utiliza técnicas da sociologia, antropologia e psicologia social para entender as motivações do público para consumir sua música. Ao entender o comportamento do público é possível aumentar o interesse do público pela música, e assim fazer com que ela adquira relevância num determinado nicho. É o que chamamos de “formação de público”, que vai muito além de chamar a atenção antes dos lançamentos por meio do marketing digital. Usamos a ciência a serviço do seu projeto artístico.

A disputa pela atenção do público num mar de lançamentos diários é cada vez mais acirrada, e consome cada vez mais tempo e recursos financeiros de artistas e suas equipes. Para ampliar o interesse pela música, é necessário ir além do marketing e compreender o ambiente cultural e as emoções do seu público.

Para elaborar de estratégias de carreira consistentes, é necessário agir ativamente para ampliar o interesse pela sua música. É necessário compreender e estimular as relações entre a criação artística, ambiente cultural do público e a lógica do seu nicho de atuação. É isso o que o método faz.

As principais entregas do método são:

  • pesquisa e organiza atributos de identidade de artistas (mesmo os que já desenvolveram sua identidade)
  • mobiliza estrategicamente tais atributos para intensificar a relação com o público
  • usa as ciências sociais para interpretar qualitativamente o comportamento e a reação dos fãs aos estímulos
  • fornece os entendimentos dos motivos que levam o público a se identificar com artistas e suas obras no longo prazo
  • interpreta como os atributos de identidade do artista se manifestam no seu nicho de atuação
  • indica caminhos para que o trabalho criativo do músico se beneficie da relação com seu público e com as ideias do seu nicho.

São 12 ferramentas práticas exclusivas que possibilitam o trabalho colaborativo e a co-criação entre os diversos músicos de um mesmo projeto; entre artistas e suas equipes de gestão de carreira; e entre artistas e sua comunidades de fãs. As ferramentas se distribuem em 4 eixos: pesquisa de atributos de identidade artística; pesquisa de público; pesquisa de nicho; e reposicionamento do projeto.

OBJETIVOS DO CURSO

O método usa sociologia e small data para

  • reposicionar a carreira do artista por meio de 12 ferramentas práticas e inovadoras
  • aprofundar a compreensão dos atributos de identidade do artista e do público
  • aumentar o interesse do público pela música
  • levantar dados qualitativos sobre o público complementares às análises quantitativas;
  • dar contexto aos padrões de consumo do público identificados pela análise de dados;
  • interpretar o significado cultural específico da obra artística num dado contexto
  • tornar a obra do artista mais relevante no nicho de atuação
PARA QUEM
  • Artistas, Músicos e Produtores Musicais, em qualquer fase da carreira
  • Empresários e Agentes de artistas interessados em otimizar o alcance e relevância cultural de seus clientes
  • Profissionais que atuam em Selos e Editoras
  • Interessados em entrar no Mercado Musical
O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Com o método, o artista incorpora essa nova maneira estratégica de pensar à sua carreira, e pode usar as técnicas ao longo da vida, pois ele aprende a lógica por trás do consumo de sua música. O método desenvolve e potencializa a capacidade natural do artista de se comunicar com o público e de se relacionar com as ideias de seu ambiente cultural, fazendo com que ele adquira relevância e capacidade de influenciar seus pares. O marketing digital passa a ser mais orgânico e menos sofrido, pois ele passa a ser orientado pelos valores genuínos compartilhados entre artista e seu público. A identidade artística passa a ser o maior ativo para a ampliação do alcance da música. A estratégia passa a ser de carreira, de longo prazo e visando sua sustentabilidade, e não apenas pensada para o curto prazo dos lançamentos. O método coloca a área criativa no centro do business com ferramentas criadas especificamente para o mercado musical.

Estrutura do Curso

Aula 1

UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR A CARREIRA

  • Introdução e apresentação da proposta
  • Pressupostos: indústria fonográfica e alcance
  • O Big Data e a predição de comportamentos na economia da atenção
  • Padrões e multidimensionalidade do gosto
  • Como se forma e se reproduz o gosto
Aula 2

IDENTIDADE ARTÍSTICA, PÚBLICO E NICHO (Parte 1)

 

  • Meu capital artístico
  • Meu repertório
  • O que é meu e o que é do mundo?
  • Quanto eu sei interfere na minha percepção sobre mim
  • História do campo, história cultural, história das ideias
Aula 3

IDENTIDADE ARTÍSTICA, PÚBLICO E NICHO (Parte 2)

  • As regras do jogo: quem está dentro e quem está fora
  • Capital e interesse
  • Legitimidade, relevância e reputação
  • O Zeitgeist e os sentidos compartilhados
ESTUDO DE CASO
  • Rashid (por Dani Rodrigues)
Aula 4

FERRAMENTAS: PESQUISA DE ATRIBUTOS DE IDENTIDADE ARTÍSTICA

  • Mapa Interior: entende a reação do artista aos estímulos do ambiente cultural de acordo com o próprio sistema de disposições internas do artista, e não de um personagem idealizado
  • Diagrama de Dilemas: dá subsídios para pensar estrategicamente quais atributos de identidade serão mobilizados no diálogo com o público
  • Atlas do Meu Território: sistematiza os principais aspectos de seu capital artístico e ajuda a pensar quais aspectos serão valorizados na estratégia artística

FERRAMENTAS: PESQUISA DE PÚBLICO

  • Sonar do Mar Alheio: identifica questões que são importantes tanto para o artista como para o público, para melhor conexão entre eles e engajamento dos fãsZ
  • Desk Research de Público: ajuda a organizar e sistematizar de maneira simples e objetiva o conhecimento que o artista coletou sobre o público, e identifica tendências do comportamento do público em diálogo com o ambiente cultural
  • Mapa do Meu Público: delineia os principais aspectos da visão de mundo do público e estabelece um ou mais perfis de público dentro de sua audiência com base em pesquisa qualitativa
Aula 5

FERRAMENTAS: PESQUISA DE NICHO

  • Guia do Nicho: identifica os elementos reconhecidos como referências estéticas no nicho
  • Comunidade do Nicho: ajuda a identificar os elementos da estratégia dos demais artistas do nicho
  • Pirâmide de Influência: ajuda a avaliar as estratégias de legitimação, autoridade e poder de influência dos artistas que fazem parte do nicho, e identifica os valores e ideias ocultas ou não tão evidentes no nicho
FERRAMENTAS: REPOSICIONAMENTO DO PROJETO
  • Genealogia do Passado: permite que o artista revise suas estratégias anteriores para pensar nas futuras, de maneira estruturada
  • Relatório de Tendências: permite uma visão panorâmica para além do nicho, para o artista se conectar com o novo e com tendências emergentes no ambiente cultural de maneira geral, adquirindo pertinência para um público ampliado e maior relevância na cena musical
  • Bússola do Futuro: permite que o artista retome e sistematize todos os aprendizados até aqui para reformular suas estratégias de carreira e colocar tudo isso a favor de sua música, de forma que o elemento criativo/artístico esteja no centro de todas as demais decisões do business

Sobre os Professores

Coordenação

Corpo Docente

Informações
Modalidade

Online Ao Vivo

Datas

22, 23, 24, 25 e 26 de Fevereiro

19h às 22h30

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,00

2º. Lote R$ 973,00

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,00

2º. Lote R$ 973,00