fbpx
Fechar
Type at least 1 character to search
Voltar ao Topo

Estratégias de Carreira

O Raio-X do seu projeto artístico

Este curso é para quem quer repensar as estratégias de carreira artística na música. Ele vai ajudar artistas e demais profissionais a entenderem melhor os valores musicais da época, de seu nicho, as estratégias de seus pares e as suas próprias estratégias. O objetivo é otimizar o alcance e relevância do trabalho por meio do estudo de suas próprias escolhas estéticas e do comportamento do público.

Para isso vamos usar 12 ferramentas diferentes desenvolvidas por Dani Ribas para reposicionar o trabalho musical e transformar o artista em criador profissional.

Essa é uma etapa anterior ao marketing digital e que revoluciona a geração de conteúdo nas redes sociais, pois elas passam a ser orgânicas e coerentes com um projeto artístico consistente e auto-consciente.

Informações
Modalidade

Online Ao Vivo

Datas

31 de Agosto, 01, 02, 03 e 04 de Setembro

19h às 22h

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 693,00

Com Dani Ribas, Doutora em Sociologia da Música pela UNICAMP, com teses sobre critérios de legitimidade artística na MPB. É Diretora da Sonar Cultural Consultoria e Pesquisa em Gestão Cultural. É Diretora de Pesquisa do DATA SIM, núcleo de Pesquisa da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo). Presta consultoria a artistas e dá cursos on-line sobre Planejamento e Empreendedorismo na Música, Gestão de Carreiras, Gestão de Projetos, Formação de Público e Relevância Artística.

Participação Especial:
Dani Rodrigues, Diretora da Foco na Missão e empresária do rapper Rashid.

O que você vai aprender

Vamos utilizar métodos qualitativos que trazem resultados nas seguintes áreas:
⁃ compreensão da origem e dinâmica da formação do gosto (sim, gosto se discute! E você pode aproveitar isso!);
⁃ valores artísticos ocultos em nichos musicais (você conhece bem as regras do seu nicho e o projeto de seus pares?);
⁃ estratégias ortodoxas e heterodoxas de distinção (arrisco ou não arrisco? Como posso me diferenciar de meus contemporâneos?)

Como você vai aprender

Vamos traduzir métodos sofisticados (oriundos da Sociologia e da Psicologia Social) dos especialistas em tendências, em ferramentas simples e acessíveis. Elas vão revolucionar seu projeto artístico e te ensinar a pensar música como os grandes artistas de nossa época, para que então você possa desenvolver seu modelo de negócio de maneira integrada aos seus objetivos artísticos.

Estrutura do Curso

Aula 1

Gosto: como eu assimilo

• Introdução e apresentação da proposta
• Pressupostos: indústria fonográfica e alcance
• O Big Data e a predição de comportamentos na economia da atenção
• Padrões e multidimensionalidade do gosto
• Como se forma e se reproduz o gosto

Aula 2

Repertório: como eu estruturo

• Meu capital artístico
• Meu repertório
• O que é meu e o que é do mundo?
• Quanto eu sei interfere na minha percepção sobre mim
• História do campo, história cultural, história das ideias

Aula 3

Alcance: o que eu mostro e como me veem

• As regras do jogo: quem está dentro e quem está fora
• Capital e interesse
• Legitimidade, relevância e reputação
• O Zeitgeist e os sentidos compartilhados
• Estudo de caso: Rashid

Aula 4

Ferramentas 1 a 6

• Mapa Interior
• Diagrama de Dilemas
• Atlas do Meu Território
• Sonar do Mar Alheio
• Desk Research de Público
• Mapa do Meu Público

Aula 5

Ferramentas 7 a 12

• Guia do Nicho
• Comunidade do Nicho
• Pirâmide de Influência
• Genealogia do Passado
• Relatório de Tendências
• Bússola do Futuro

Sobre os Professores