fbpx
Fechar
Type at least 1 character to search
Voltar ao Topo

Indústria Fonográfica e Distribuição Digital

O curso Indústria Fonográfica e Distribuição Digital, é apresentado por Leo Morel, A&R na Tratore, analista da MIDiA Research e coordenador do estudo “Análise de Mercado da Música Independente no Brasil (2019-2020)  em parceria com o Music Rio Academy.

 

A indústria fonográfica tem se transformado intensamente nos últimos anos, e mais do que nunca se apresenta como um negócio promissor. Mas, como ela se estrutura? Quais os modelos de negócio vigentes no mercado? Como os departamentos de A&R selecionam seu cast? Quais são suas principais fontes de receita? Essas e outras perguntas são respondidas nesse curso, através de aulas ministradas por profissionais atuantes e reconhecidos no mercado da música.

Objetivo do Curso

Contribuir para a profissionalização do mercado da música, ao proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca da indústria fonográfica e distribuição digital, habilitando o aluno a atuar em diferentes frentes no mercado

Você vai aprender a:
        • Histórico da indústria fonográfica e cadeia produtiva da música;
        • Diferenças de atuação entre gravadoras, agregadoras e selos, incluindo os modelos de negócio vigentes no mercado;
        • Fundamentos de direitos autorais e papel e atuação das editoras;
        • Formatos de distribuição em plataformas audiovisuais como Youtube e VOD;
        • Funcionamento das plataformas de streaming (DSP’s);
        • Modelos de contrato e negociação com gravadoras, agregadoras e editoras;
        • Palestra com executivo da indústria fonográfica.
A quem se destina:
        • Profissionais que já atuam no mercado da música e desejam se aprofundar em indústria fonográfica e distribuição digital na música;
        • Profissionais que desejam entrar no mercado da música e precisam se familiarizar com a indústria fonográfica e a distribuição digital na música.

Estrutura do Curso

Aula 1

Introdução ao mercado da  música

  • Apresentação dos alunos
  • A música como negócio
  • Players do mercado (ecossistema da música)
  • Empresariamento artístico

Professora: Leo Morel

Aula 2

História da indústria fonográfica

  • Fases da indústria fonográfica
  • Transformação digital do mercado
  • Movimentos relevantes na música brasileira

 Professores: Leonardo de Marchi

Aula 3

Gravadoras e Agregadoras

  • Diferenças entre agregadoras e gravadoras
  • Tipos de agregadora
  • Selos
  • Modelos de negócio

Professores: Leo Morel

Aula 4

Departamentos de A&R

  • Alinhando o A&R aos objetivos estratégicos da companhia
  • Curadoria artística
  • Estratégias de abordagem
  • Material de apresentação

Professor: Leo Morel

Aula 5

Fundamentos de direitos autorais

  • Obra e fonograma
  • Direitos autorais e conexos
  • Estrutura de arrecadação e distribuição

Professores: Alexandre Pesserl

Aula 6

Editoras

  • O papel das editoras
  • A&R nas editoras
  • Diferenças entre editar e ceder a administração à uma editora

Professor: Flávia Cesar

Aula 7

Formatos de distribuição em audiovisual

  • Youtube
  • Plataformas VOD (Netflix, Amazon etc)
  • Sincronização
  • Branded content
  • Trilhas sonoras
  • Buyout

Professor: a definir

Aula 8

Plataformas de Streaming

  • Papel das plataformas de streaming
  • Modelo de negócio e distribuição
  • Tipos de playlist
  • Pitching

Professor: Leo Morel

Aula 9

Negociações e Contratos

  • Contratos 360º
  • Adiantamentos
  • Licenciamentos
  • Propriedade do master
  • Modelos de negócios

Professor: Andrea Francez

Aula 10

Palestra com executivo da indústria fonográfica

  • Oportunidade de network 

Professor: Marcelo Castello Branco

Sobre os Professores

Coordenação

Corpo Docente

Informações
Modalidade

Online Ao Vivo

Datas

15, 16, 17, 18 e 19 de Março

19h às 22h30

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,33
2º. Lote R$ 973,00

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,33
2º. Lote R$ 973,00