fbpx
Fechar
Type at least 1 character to search
Voltar ao Topo

Lançando sua Música

O curso Lançando sua Música: Potencializando resultados e evoluindo sua carreira , é apresentado pelo Música em Rede. Seu principal objetivo é aprofundar o conhecimento dos participantes acerca da linha cronológica do processo de lançamento de uma música, desde os primórdios da gravação até a chegada às plataformas de streamings. Serão abordados conceitos técnicos e burocráticos de cada etapa, posicionamento no mercado musical e estratégias para maior alcance de sua música.

O curso é uma imersão voltada para todos os profissionais da cadeia produtiva da música que de alguma forma façam parte do processo de “lançamento”, sejam artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes, empresários, produtores fonográficos, produtores culturais, profissionais que atuam em editoras, selos e demais interessados.

Entrevistas, notícias e cursos sobre o mercado da música. O Música em Rede nasce da necessidade do diálogo, da proposição de ideias e de ser um agente de formação e profissionalização do nosso mercado, além de se posicionar na formação de opinião para artistas, produtores, gestores de carreira, curadores e muitos outros atores à respeito dos diversos temas que envolvem o mercado da música.

Para quem
  • Artistas, Músicos, Produtores Musicais e Produtores Executivos;
  • Empresários, Agentes e Produtores Fonográficos;
  • Produtores Culturais e profissionais que atuam em Selos e Editoras;
  • Interessados em entrar no Mercado Musical;
Objetivo do Curso

Proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca dos processos de lançamento de uma música desde a gravação até o lançamento nas plataformas de streaming, passando pelas ferramentas e as estratégias necessárias de forma didática.

O que você vai aprender
  • Questões burocráticas e necessárias para viabilizar seu lançamento;
  • Planejamento, cronograma e preparação de seu lançamento;
  • O funcionamento das Playlists Editoriais;
  • Ferramentas para monitorar seu lançamento;
  • As formas de monetização da sua música;
  • Aumentar o alcance de público;
  • Atuação e nichos de mercado;

Estrutura do Curso

Aula 1

Conceitos, Questões Burocráticas e Necessidades Pré e Pós Gravações

  • Obra x Fonograma
  • Produtor: Musical, Executivo e Fonográfico
  • Associações Autorais e Ecad
  • Termos de Cessão de Compositores, Músicos, Produtores e Beatmakers
  • Samples
  • ISRC e ISWC
  • Cadastrando a Obra e o Fonograma
  • Divisão dos Valores Arrecadados (Autoral e Conexo)

 

Professor: Rico Manzano


Convidado: Renato Dolabella

Renato Dolabella é Doutor e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI, Mestre em Direito Econômico pela UFMG e Pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho. Professor nos cursos de capacitação, extensão, graduação e pós-graduação da Fundação Dom Cabral, da PUC, do IBMEC e da Escola Superior de Advocacia da OAB. Palestrante e autor de artigos publicados nas áreas de Terceiro Setor, Direito Cultural e do Entretenimento, Propriedade Intelectual e Direito Econômico.

Aula 2

Lançando: Alcance, Interação e Conquista de Público

  • Pré-Lançamento, Lançamento
  • Assessoria Imprensa e Redes Sociais
  • Comunicação direcionada
  • Comunidade
  • Tráfego Pago

 

Professor: Rodolfo Lacerda


Convidada: Nathalia Birkholz (Assessora de comunicação- Tropi.Press)

Atua como assessora de comunicação 360º, ou seja, mistura ações de conteúdo multiplataforma para redes sociais, marketing digital, assessoria de imprensa, relações públicas e produção de moda. Afinal, é tudo comunicação! Tem no currículo artistas como Natiruts, BaianaSystem, BNegão, Trojan Jamaica, The Offspring, Bad Religion, Superjava, Damian Marley, Cypress Hill, Karina Buhr, Selvagens à Procura de Lei e muitos outros. Jornalista desde 2002, Nathalia Birkholz passou por várias redações, sempre nas editorias de música, moda e comportamento.Fundou sua agência de comunicação – Tropi.Press – em 2015.

Aula 3

Distribuição e Streamings

    • Planejamento junto às Distribuidoras/Agregadoras
  • Streamings – Material Necessário
  • Galgando Playlists Editoriais
  • As Ferramentas de Análise de Dados
  • Royalties de Streaming

 

Professor: Rico Manzano

Convidada: Renata Gomes (Assessora de comunicação- Tropi.Press)

Renata Gomes é Publicitária, mestre em Comunicação, Cultura e Mídia e atua há mais de uma década como docente universitária e consultora, desenvolvendo estratégias para marcas, startups e artistas do segmento musical. É conselheira e curadora de eventos de inovação, música e cultura, colabora como colunista do site Mundo da Música e faz parte do board da ONG Women in Music Brasil, que se dedica a apoiar e empoderar mulheres da indústria da música e entretenimento.

Aula 4

Pré-Lançamento: Planejamento e Preparação de seu Lançamento

  • Mercado Musical e Nichos de Atuação I
  • Mapeamento
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Identidade / Design
  • Assessoria Imprensa e Redes Sociais

 

Professor: Rodolfo Lacerda


Convidada: Nancy Silva (Benzadeus Produtora)

Nancy Silva é produtora de conteúdo, gestora de projetos e eventos culturais. Atua no planejamento e articulação de turnês e apresentações artísticas. Realizou trabalhos por todo o território nacional com artistas como Céu, Rodrigo Amarante, Barbatuques, Badi Assad e projetos internacionais com nomes como Antibalas, James Blood Ulmer e Abdullah Ibrahim. Prestadora de serviços para agências Ogilvy e Centro Cultural Mundo Pensante. Criatividade, liderança e eficiência no planejamento de ações são competências que desenvolveu de forma sólida ao longo de doze anos de experiência como agente da economia criativa e do mercado musical.

Aula 5

Pós Lançamento: Mercado Musical e Monetização

  • Mercado Musical e Nichos de Atuação II
  • Formas de Monetização da sua Música
  • Pós-Lançamento e Ações Criativas
  • Acordos e Parcerias
  • Marcas e Música
  • Feiras e Convenções de Música
  • Conquistas

 

Professores: Rico Manzano e Rodolfo Lacerda


Convidado: Pedro Bontorim (CLAV Music Business Intelligence)

Pedro Bontorim é o criador da CLAV Music Business Intelligence, empresa data driven que traz ferramentas de inteligência e machine Learning para mapear a cena musical e criar estratégias assertivas para marcas se conectarem neste universo e se conectarem com sua potencial audiência. Com PR, Planejamento e curador, Pedro tem mais de 10 anos de experiência no mercado de artes e entretenimento na criação e realização de projetos para marcas, shows, exposições e turnê.Pedro também é músico e compositor.

Sobre os Professores

Coordenação

Corpo Docente

Informações
Modalidade

Online Ao Vivo

Datas

1, 2, 3, 4 e 5 de Março

19h às 22h30

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,00
2º. Lote R$ 973,00

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,00
2º. Lote R$ 973,00