fbpx
Fechar
Type at least 1 character to search
Voltar ao Topo

Lançando sua Música

O curso Lançando sua Música: Da Gravação ao Streaming , é apresentado pelo Música em Rede. Seu principal objetivo é aprofundar o conhecimento dos participantes acerca da linha cronológica do processo de lançamento de uma música, desde os primórdios da gravação até a chegada às plataformas de streamings. Serão abordados conceitos técnicos e burocráticos de cada etapa, posicionamento no mercado musical e estratégias para maior alcance de sua música.

O curso é uma imersão voltada para todos os profissionais da cadeia produtiva da música que de alguma forma façam parte do processo de “lançamento”, sejam artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes, empresários, produtores fonográficos, produtores culturais, profissionais que atuam em editoras, selos e demais interessados.

Entrevistas, notícias e cursos sobre o mercado da música. O Música em Rede nasce da necessidade do diálogo, da proposição de ideias e de ser um agente de formação e profissionalização do nosso mercado, além de se posicionar na formação de opinião para artistas, produtores, gestores de carreira, curadores e muitos outros atores à respeito dos diversos temas que envolvem o mercado da música.

Informações
Modalidade

Online Ao Vivo

Datas

17, 18 , 19, 20 e 21 de Agosto

19h às 22h

Investimento
Em até 12x (com juros)

1º. Lote R$ 833,00
2º. Lote R$ 973,00

Para quem
  • Artistas, Músicos, Produtores Musicais e Produtores Executivos;
  • Empresários, Agentes e Produtores Fonográficos;
  • Produtores Culturais e profissionais que atuam em Selos e Editoras;
  • Interessados em entrar no Mercado Musical;
Objetivo do Curso

Proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca dos processos de lançamento de uma música desde a gravação até o lançamento nas plataformas de streaming, passando pelas ferramentas e as estratégias necessárias de forma didática.

O que você vai aprender
  • Questões burocráticas e necessárias para viabilizar seu lançamento;
  • Planejamento, cronograma e preparação de seu lançamento;
  • O funcionamento das Playlists Editoriais;
  • Ferramentas para monitorar seu lançamento;
  • As formas de monetização da sua música;
  • Aumentar o alcance de público;
  • Atuação e nichos de mercado;

Estrutura do Curso

Aula 1

Conceitos, Questões Burocráticas e Necessidades Pré e Pós Gravações

  • Obra x Fonograma
  • Produtor: Musical, Executivo e Fonográfico
  • Associações Autorais e Ecad
  • Termos de Cessão de Compositores, Músicos, Produtores e Beatmakers
  • Samples
  • ISRC e ISWC
  • Cadastrando a Obra e o Fonograma
  • Divisão dos Valores Arrecadados (Autoral e Conexo)

 

Professor: Rico Manzano


Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Artis Cultural)

Raquel Lemos é advogada pós-graduada em Direito Civil (2009) e Direito Digital e das Telecomunicações (2011) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Atuação em Propriedade Intelectual e novos negócios, dedicada à assessoria de projetos nacionais e internacionais. Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural, empresas voltadas ao acompanhamento do Produtor Executivo em projetos de entretenimento. Atualmente, é docente titular nos cursos de pós-graduação em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio da FAAP e foi docente dos cursos de pós-graduação em Animação, Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – Branding: estratégias de marcas.

Aula 2

Pré-Lançamento: Planejamento e Preparação de seu Lançamento

  • Mercado Musical e Nichos de Atuação I
  • Mapeamento
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Identidade / Design
  • Assessoria Imprensa e Redes Sociais

 

Professor: Rodolfo Lacerda


Convidada: Nancy Silva (Benzadeus Produtora)

Nancy Silva é produtora de conteúdo, gestora de projetos e eventos culturais. Atua no planejamento e articulação de turnês e apresentações artísticas. Realizou trabalhos por todo o território nacional com artistas como Céu, Rodrigo Amarante, Barbatuques, Badi Assad e projetos internacionais com nomes como Antibalas, James Blood Ulmer e Abdullah Ibrahim. Prestadora de serviços para agências Ogilvy e Centro Cultural Mundo Pensante. Criatividade, liderança e eficiência no planejamento de ações são competências que desenvolveu de forma sólida ao longo de doze anos de experiência como agente da economia criativa e do mercado musical.

Aula 3

Distribuição e Streamings

    • Planejamento junto às Distribuidoras/Agregadoras
  • Streamings – Material Necessário
  • Galgando Playlists Editoriais
  • As Ferramentas de Análise de Dados
  • Royalties de Streaming

 

Professor: Rico Manzano


Convidada: Cris Falcão (Ingrooves)

Em 2018 fundou seu proprio selo e editora com o objetivo de fortalecer a cena musical independente e assumiu no início de 2020 a direção geral da Ingrooves Brasil para liderar o projeto de expansão nesse território. Formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, em indústria automobilística e na área de finanças da Accenture. Em 2004 incorporou-se à Editora Fermata do Brasil e vivenciou a transformação do mercado físico para o digital tornando-se uma especialista em Direitos Autorais.

Aula 4

Lançando: Alcance, Interação e Conquista de Público

  • Pré-Lançamento, Lançamento
  • Assessoria Imprensa e Redes Sociais
  • Comunicação direcionada
  • Comunidade
  • Tráfego Pago

 

Professor: Rodolfo Lacerda


Convidada: Nathalia Birkholz (Assessora de comunicação- Tropi.Press)

Atua como assessora de comunicação 360º, ou seja, mistura ações de conteúdo multiplataforma para redes sociais, marketing digital, assessoria de imprensa, relações públicas e produção de moda. Afinal, é tudo comunicação! Tem no currículo artistas como Natiruts, BaianaSystem, BNegão, Trojan Jamaica, The Offspring, Bad Religion, Superjava, Damian Marley, Cypress Hill, Karina Buhr, Selvagens à Procura de Lei e muitos outros. Jornalista desde 2002, Nathalia Birkholz passou por várias redações, sempre nas editorias de música, moda e comportamento.Fundou sua agência de comunicação – Tropi.Press – em 2015.

Aula 5

Pós Lançamento: Mercado Musical e Monetização

  • Mercado Musical e Nichos de Atuação II
  • Formas de Monetização da sua Música
  • Pós-Lançamento e Ações Criativas
  • Acordos e Parcerias
  • Marcas e Música
  • Feiras e Convenções de Música
  • Conquistas

 

Professores: Rico Manzano e Rodolfo Lacerda


Convidado: Pedro Bontorim (CLAV Music Business Intelligence)

Pedro Bontorim é o criador da CLAV Music Business Intelligence, empresa data driven que traz ferramentas de inteligência e machine Learning para mapear a cena musical e criar estratégias assertivas para marcas se conectarem neste universo e se conectarem com sua potencial audiência. Com PR, Planejamento e curador, Pedro tem mais de 10 anos de experiência no mercado de artes e entretenimento na criação e realização de projetos para marcas, shows, exposições e turnê.Pedro também é músico e compositor.

Sobre os Professores