Como Vender Shows #2
O Curso Ágil “Como vender shows: gestão comercial para artistas” é apresentada por Anita Carvalho, sócia da Música & Mídia Produções, empresária artística (Diogo Nogueira, Manda e Fernando Rosa), mestre em economia criativa e diretora do Music Rio Academy.


INÍCIO DAS AULAS: 13/12/2023
Sobre o Curso
O Curso Ágil “Como vender shows: gestão comercial para artistas” é apresentada por Anita Carvalho, sócia da Música & Mídia Produções, empresária artística (Diogo Nogueira, Manda e Fernando Rosa), mestre em economia criativa e diretora do Music Rio Academy.
Durante seu mestrado, onde pesquisou o papel do empresário artístico na gestão de carreira, Anita desenvolveu uma metodologia de gestão comercial voltada para carreiras artísticas, com foco na venda de shows, aplicando ao entretenimento ferramentas comumente usadas na gestão tradicional de empresas. Durante essa imersão de 6h, o método será apresentado através de aulas expositivas e dialogadas além de exercícios em grupo.
Mas o que é “gestão comercial”? A área comercial é a única área da empresa que gera receita. Todas as outras geram custos. Por isso, merece atenção especial na hora de estruturar seu negócio. Segundo a pesquisa “Mercado de shows ao vivo e Empresariamento Artístico 2019” (Anita Carvalho), 86% dos artistas e empresários têm como principal fonte de receita a venda de shows.
Mas como ampliar suas vendas e atender com excelência os seus leads? Nessa imersão de 6 horas, serão apresentados ferramentas e métodos para direcionar não só o atendimento como a prospecção comercial. Afinal, se você espera só o telefone tocar, está potencialmente perdendo 85% da demanda pelo seu produto ou serviço, segundo Aaron Ross, no livro Hipercrescimento.
Público alvo
- Artistas em auto-gestão que desejam profissionalizar suas carreiras
- Empresários artísticos que desejam ampliar suas receitas
- Bookers
Objetivo do Curso:
Capacitar os alunos a aplicarem as melhores práticas de gestão comercial em venda
de shows artísticos, tanto em relação ao atendimento dos clientes atuais quanto em
prospecção de novos negócios.
O que você vai aprender:
- Eu, vendedora?
- Técnicas de negociação
- Comportamento do cliente
- Tipos de clientes
- Realizando um atendimento de excelência
- Definindo o cliente ideal
- Construção da persona
- Estratégias de captação de novos clientes
- Material de apresentação
- Precificação - Como definir o valor do cachê
Ministrado por:
Anita Carvalho
Anita é Mestra em Economia Criativa pela ESPM e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. Também é sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas responsável pela carreira do cantor Diogo Nogueira há 13 anos. Atuando há 25 anos no mercado da música, já teve como clientes grandes artistas como Beth Carvalho e Baby do Brasil, entre outros. Atuou como gestora de dezenas de projetos culturais e na produção de mais de mil espetáculos musicais, incluindo turnês nacionais e internacionais. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico, como membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. Apresenta o boletim diário “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM. É diretora acadêmica do Music Rio Academy, onde coordena o curso "Imersão em Music Business”, sucesso de público com dez turmas esgotadas. Ao lado de Marina Mattoso e Roberta Senna, oferece a consultoria PACE - Plano de Aceleração de Carreira Estratégico, e já aplicou sua metodologia de planejamento estratégico com mais de 50 artistas.
Carga Horária: 6h