Indústria Fonográfica e Distribuição Digital #7

Indústria Fonográfica e Distribuição Digital #7

Destaque

Indústria Fonográfica e Distribuição Digital #7
Music Business
Certificado
11/03/2024

Destaque

Com quemVai estudar?

Leo Morel André Izidro Alexandre Pesserl Andrea Francez Cris Falcão Guilherme Coutinho Leonardo de Marchi

INÍCIO DAS AULAS: 11/03/202

13/03, 18/03, 20/03, 25/03 e 27/03/2024

Você quer entender como funciona a indústria fonográfica? Quer aprimorar seu conhecimento sobre o mercado musical?

 O curso Indústria Fonográfica e Distribuição Digital, é apresentado por Leo Morel, A&R na Tratore, analista da MIDiA Research e coordenador do estudo “Análise de Mercado da Música Independente no Brasil" (2019-2020) em parceria com o Music Rio Academy.

 A indústria fonográfica tem se transformado intensamente nos últimos anos, e mais do que nunca se apresenta como um negócio promissor. Mas, como ela se estrutura? Quais os modelos de negócio vigentes no mercado? Como os departamentos de A&R selecionam seu cast? Quais são suas principais fontes de receita? Essas e outras perguntas são respondidas nesse curso, através de aulas ministradas por profissionais atuantes e reconhecidos no mercado da música.

Objetivo do Curso:

 Contribuir para a profissionalização do mercado da música, ao proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca da indústria fonográfica e distribuição digital, habilitando o aluno a atuar em diferentes frentes no mercado

O que você vai aprender:

  • Histórico da indústria fonográfica e cadeia produtiva da música
  • Diferenças de atuação entre gravadoras, agregadoras e selos, incluindo os modelos de negócio vigentes no mercado
  • Fundamentos de direitos autorais e papel e atuação das editoras
  • Formatos de distribuição em plataformas audiovisuais como Youtube e VOD
  • Funcionamento das plataformas de streaming (DSP’s)
  • Modelos de contrato e negociação com gravadoras, agregadoras e editoras
  • Palestra com executivo da indústria fonográfica

A quem se destina:

  • Profissionais que já atuam no mercado da música e desejam se aprofundar em indústria fonográfica e distribuição digital na música
  • Profissionais que desejam entrar no mercado da música e precisam se familiarizar com a indústria fonográfica e a distribuição digital na música

Temas das Aulas:

  • Introdução ao mercado da música
  • Empresariamento artístico
  • Transformação digital do mercado
  • Diferenças entre agregadoras e gravadoras
  • Curadoria artística
  • Obra e fonograma
  • Direitos autorais e conexos
  • Estrutura de arrecadação e distribuição
  • Plataformas VOD (Netflix, Amazon etc)
  • Trilhas
  • Buyout
  • Contratos 360o
  • Plataformas de Streaming
  • Tipos de playlist
  • Pitching

e muito mais!

 Professores:

Léo Morel

Léo Morel trabalha como A&R para a distribuidora digital Tratore e é Analista e Consultor para a empresa inglesa Mídia Research desde 2014, escrevendo relatórios sobre o mercado musical da América Latina e participando de projetos de consultoria. É autor dos livros "Música e tecnologia" (Azougue, 2010), "Monobloco: uma biografia" (Azougue, 2015) e co-autor do livro "Inovação em serviços na economia do compartilhamento" (Saraiva, 2019) com capítulo sobre inovação nos setores da música, vídeo e editorial. Também possui experiência no mercado musical tendo trabalho em distribuidora digital e editora musical.

Léo é membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Professor Assistente do curso bianual Emerging Markets and Models for Music do programa de Mestrado em Music Business da Universidade de Nova Iorque (NYU). É Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ com dissertação acerca da difusão dos serviços de streaming no mercado brasileiro de música e possui um MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas. Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.

Leonardo de Marchi

Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Alexandre Pesserl

Advogado e consultor jurídico com atuação profissional e acadêmica nas áreas de Direitos Autorais, Propriedade Intelectual, Direito Constitucional e Direito Civil. Consultor da UNESCO em gestão coletiva de direitos autorais no ambiente digital. Bacharel em Direito pela PUC-PR (2000). Mestre em Direito pela UFSC (2011). Doutor em Direito pela UFPR (2020). Mediador e Árbitro credenciado pelo Ministério da Cultura para resolução de conflitos relativos a direitos autorais. Pesquisador do Grupo de Estudo em Direito Autoral e Informação (GEDAI / UFPR).

Guilherme Coutinho

Doutor em Direito pela USP. Mestre em Direito pela UFSC. Visiting Scholar da American University (Washington/DC) em 2017. Certificado no curso CopyrightX (Harvard Law School). Palestrante com experiência internacional. Advogado, consultor e professor na área de direitos intelectuais e contratos desde 2008. Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR). Fundador da Phonolite, empresa especializada em direitos autorais e mercado da música.

André Izidro

Atualmente CEO & Founder da Atabaque - Analisando dados, conectando pessoas, criando hits. Graduado em Comunicação pela UFRJ, Pós Graduação em Film & TV Business na FGV, MBA em TV Digital e Novas Mídias na UFF e Pós Graduação em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral.

Experiência de mais de 15 anos em marketing, comunicação, BI, BizDev, Música, OTT, VoD, TV, Internet e Telecom em empresas como Globo, Oi, Som Livre, KondZilla. Cases, negócios e projetos com empresas como: Google, YouTube, Apple, Facebook, Instagram, Twitter, Globo, Spotify, Deezer, TikTok, Netflix, Amazon, Twitch, dentre outros. E artistas como: Marília Mendonça, Luan Santana, Zé Neto e Cristiano, Thiaguinho, Gusttavo Lima, Tiago Iorc, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Raça Negra, Kevinho, Kekel, Jottape, Lexa, Lan, Skrillex, Casper Magico, Nio Garcia, dentre outros.

Andrea Francez

Advogada formada pela FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas, presidente da Comissão de Direito do Entretenimento da OAB/SP (2006); São Paulo. Membro da Comissão de Propriedade Imaterial do IASP; Coordenadora e uma das autoras do livro Manual do Direito do Entretenimento – Guia de Produção Cultural – Editora SESC/SENAC; Coordenadora e uma das autoras do livro O Direito do Entretenimento na Internet, Editora Saraiva, Sócia do escritório Francez Advogados, o qual atua principalmente nas áreas do direito autoral e do entretenimento, e sócia da produtora SUPERAMIGOS PRODUÇÕES ARTISTICAS LTDA., atuando nas áreas de música, teatro, cinema, livros e cultura em geral, tendo produzido diversos shows e espetáculos teatrais.

Cris Falcão

Formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, em indústria automobilística e na área de finanças de uma gigante da consultoria. Em 2004 incorporou-se à uma das maiores editoras de música independente do Brasil com mais de 60 anos de tradição, vivenciou a transformação do mercado físico para o digital e tornou-se uma especialista em Direitos Autorais. Em 2018 fundou a Cada Instante, selo e editora com o objetivo de fortalecer a cena musical independente e assumiu no início de 2020 a direção da Ingrooves Br para liderar e desenvolver a expansão dos negócios da empresa no Brasil.

Carga Horária: 18h