INÍCIO DAS AULAS: 12/05/2025
Datas das aulas:
14/05, 19/05, 21/05, 26/05, 28/05, 02/06, 04/06, 09/06, 11/06, 16/06 e 18/06/2025
Depois de diversas turmas esgotadas e quase 500 alunos formados, o curso Imersão em Music Business – apresentado por Anita Carvalho, diretora da empresa Música & Mídia Produções e Mestre em Economia Criativa – volta para proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e habilidades práticas acerca do mercado da música, com ênfase na gestão de carreiras artísticas. Com carga horária de 32 horas, o curso traz toda experiência de profissionais referências em suas áreas de atuação – empresariamento artístico, direitos autorais, marketing digital, patrocínios, produção ou produção artística. Durante os 16 dias de aulas serão apresentadas ferramentas e cases que possibilitam capacitar profissionais para atuar em um segmento que encontra-se em constante transformação.
Grade de Aulas e Professores
- Anita Carvalho
12/05 - Music Business / Empresariamento artístico
Exploração das dinâmicas do mercado musical, incluindo modelos de negócios, financiamento, gerenciamento de carreira artística e a relação entre músicos, gravadoras e plataformas digitais. Os alunos aprenderão estratégias para desenvolver e gerenciar a carreira de artistas, além de entender as tendências do setor.
- Anita Carvalho
14/05 - Planejamento Estratégico
Abordagem das bases do planejamento estratégico aplicado ao setor musical, com foco em análise de mercado, definição de objetivos e formulação de estratégias eficazes. Os alunos desenvolverão planos que integrem visões de curto e longo prazo para artistas e empresas do setor.
- Roberta Senna
19/05 - Material de apresentação
Material de Apresentação
Desenvolvimento de materiais de apresentação para artistas e projetos musicais, incluindo currículos, portfólios, press kits e propostas. Os alunos aprenderão como criar uma narrativa coerente que destaque a identidade do artista e atraia a atenção de promotores e investidores.
- Marina Mattoso
21/05 - Marketing digital para artistas
Marketing Digital para Artistas
Estudo das estratégias de marketing digital específicas para o setor musical, cobrindo redes sociais, e-mail marketing, SEO, e campanhas digitais. Os alunos aprenderão a construir uma presença online forte para artistas e a engajar o público de forma eficaz.
- Marina Mattoso
26/05 - Planejamento de lançamento musical
Planejamento de Lançamento Musical
Planejamento e execução de lançamentos musicais, abrangendo desde a produção até a promoção. Os alunos explorarão as etapas essenciais de um lançamento bem-sucedido, incluindo estratégias de pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento.
- Jullie Stefanie
28/05 - Pitching / Plataformas digitais
Pitching / Plataformas Digitais
Técnicas de pitching para artistas e projetos musicais, focando na apresentação e venda de propostas para gravadoras, investidores e plataformas digitais. Os alunos aprenderão a maximizar a visibilidade em plataformas como Spotify, Apple Music e YouTube.
- Priscilla Dau Wild
02/06 - Produção executiva
Produção Executiva
Estudo dos aspectos da produção executiva em projetos musicais, incluindo gerenciamento de recursos, cronogramas e orçamentos. Os alunos entenderão o papel do produtor executivo e as habilidades necessárias para coordenar diferentes etapas de produção.
- Cynthia Horta
04/06 - Gestão financeira
Gestão Financeira
Fundamentos da gestão financeira para artistas e empresas do setor musical, abordando orçamento, contabilidade, fluxo de caixa e captação de recursos. Os alunos aprenderão a tomar decisões financeiras informadas para sustentar suas carreiras e negócios.
- Guta Braga
09/06 - Direitos Autorais
Direitos Autorais
Exploração da legislação de direitos autorais na música, incluindo licenciamento e proteção de obras. Os alunos aprenderão a importância dos direitos autorais e como gerenciá-los para proteger e monetizar suas criações artísticas.
- Anita Carvalho
11/06 - Venda de shows
Venda de Shows
Estratégias para a venda de apresentações ao vivo, incluindo negociação com promotores e gestão de contratos. Os alunos aprenderão a maximizar oportunidades de performance e a construir relacionamentos duradouros com locais e contratantes.
- Carluz
16/06 - Relação com marcas
Relação com Marcas
Análise das estratégias de colaboração entre artistas e marcas, incluindo patrocínios, merchandising e co-branding. Os alunos aprenderão a construir e gerenciar parcerias que beneficiem tanto os artistas quanto as marcas envolvidas.
- Rosemary Lucas / Thiago Sender
18/06 - Acessibilidade e sustentabilidade em eventos
Acessibilidade e Sustentabilidade em Eventos
Estudo das práticas de acessibilidade e sustentabilidade na produção de eventos musicais. Os alunos aprenderão a implementar soluções que garantam a inclusão de todas as audiências e a minimizar o impacto ambiental dos eventos.
Objetivo do Curso:
Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e habilidades práticas acerca do mercado da música, com ênfase em gestão de carreiras artísticas, apresentando ferramentas e cases que possibilitem capacitar profissionais para atuar nesse segmento que encontra-se em constante transformação.
O que você vai aprender:
Entenderá sobre o empresariamento e gestão de carreiras artísticas;
Terá contato com marketing de experiência na área da música;
Entenderá sobre os direitos autorais de seu trabalho;
Conhecerá mecanismos para realizar uma comunicação criativa;
Aprenderá a abordar marcas e buscar patrocínios;
Expandirá sua rede de networking.
A quem se destina:
Artistas, músicos, empresários e produtores;
Profissionais da indústria da música e interessados em entrar neste mercado
Profissionais do ramo de produção de eventos;
Pessoas em busca de mudança de carreira.
Professores:
Anita Carvalho:
Anita Carvalho é mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Música & Negócios pela PUC-Rio e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. É sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas. Atuando há 27 anos no mercado da música, já teve como clientes grandes artistas como Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Baby do Brasil, Barão Vermelho, Ivan Lins, entre outros. Atuou como gestora de dezenas de projetos culturais e na produção de mais de mil espetáculos musicais, incluindo turnês nacionais e internacionais. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico, como membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. Apresenta o boletim diário “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM. É diretora do Music Rio Academy, onde leciona o curso "Imersão em Music Business”, sucesso de público com seguidas turmas esgotadas. Em 2021, foi indicada em três categorias ao WME Awards, incluindo Profissional do Ano.
Roberta Senna:
Formada em comunicação social pela PUC-Rio, pós-graduada em marketing pela FGV, Roberta Senna desenvolveu suas competências profissionais a partir de experiências diversas. Depois de algumas passagens em grandes agências de publicidade, foi para TV Globo e trabalhou em produção de linha de show por 5 anos. Saiu de lá para o Telecine, onde aconteceu a virada para a área de marketing. Partiu para empreender na moda, teve uma loja multimarcas e se aprofundou cada vez mais em comportamento. Fundou a DUAS Consultoria com o intuito de promover crescimento e profissionalização no mercado da moda, atuando em marcas como Totem, Martu, British Colony, Wöllner, entre outras. Depois disso foi responsável pelo marketing da Índio da Costa A.U.D.T.; Head Planner da agência SRCOM, assumindo projetos como Casa Qatar, Wired Festival e Festival PICNIC. Atualmente é empresária e faz consultoria de branding para artistas.
Marina Mattoso:
Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, UBC e Maria Rita, e de projetos, como Kisses - Anitta, Vilã - Ludmilla e Os Novos Baianos se Reencontram, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. É também coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas do Music Rio Academy, além de lecionar em aulas do Instituto Gênesis e palestrar nos principais eventos do mercado, como Rio2C, RMK e Music Trends. Junto a Anita Carvalho e Roberta Senna, oferecem consultoria integrada de Gestão de Carreiras, Posicionamento & Imagem e Marketing Digital através do Plano de Aceleração de Carreiras Estratégico (PACE). Marina é também colunista do Popline Biz.
Jullie Steffanine:
Com 10 anos de carreira na indústria musical, trabalhando principalmente com a cena independente nacional, Jullie Steffanine acumula competências em distribuidoras e gravadoras de relevância nacional como Altafonte, Biscoito Fino e SoundOn - da Bytedance, empresa holding do TikTok.
Jullie está atualmente como A&R Senior Manager da BMG, gravadora e editora, responsável pela aquisição de talentos e criação de pontes entre artistas, compositores e produtores, além de representá-los a nível nacional e internacional.
Priscila Dau Wild :
Atua do mainstream ao underground! Bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ com extensão internacional com ênfase em Ciências Políticas na Universad de Salamanca, Espanha. Formação em Produção Executiva e de Eventos pelo IATEC, em Música e Negócios pela PUC-Rio, Mestranda em Gestão de Economia Criativa pela ESPM-RIO, DJ, Empreendedora, Tour Manager e Mãe. Já foi pra estrada como Tour Manager em mais de 15 países diferentes entre as Américas e Europa, em mais de 9 estados diferentes nos EUA, com artistas como Pat Metheny e Ludmilla em festivais como Montreaux Jazz Festival na Suíça e o icônico Coachella na Califórnia e no Brasil com os Rebeldes, Alicia Keys, Interpol, CHVRCHES (Coldplay) Dua Lipa, Matanza e atuou em Shows e Festivais como MITA, Ney Matogrosso, Greta Van Fleet, Mos Def, John Mayer, Green Day, Bruno Mars, Ed Sheeran, Festival Queremos!, Deep Please e Ultra Music Festival. Produziu projetos de marcas como Louis Vuitton, Vogue, Calvin Klein, Shopping Leblon, Banco do Brasil, Petrobrás, Nike e muitos outros. Trabalhou em multinacionais como CSM e iLuka nos mega eventos internacionais da Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016. E para clientes brasileiros, trabalhou em projetos do clube paulista D-Edge, das agências Vibra Marketing e B Ferraz. Durante 3 anos foi produtora executiva da principal casa de shows do Rio de Janeiro, o Vivo Rio, esteve à frente da Gerência de Experiências do Selina Lapa quando acelerou o The Rooftop Lapa implementando uma intensa programação cultural de qualidade, criando novas receitas e aumentando em 11% o consumo de A&B nos primeiros 6 meses de gestão, após quase 1 ano no Selina, em 2022, embarcou como Tour Manager nas tours internacionais e hoje está a frente da sua produtora, a Produtivamater, e se divide entre projetos próprios e clientes como os citados acima, além das aulas.
Cynthia Horta:
Sou formada em Administração, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Atuo como Perita em Cálculos Financeiros no TJRJ e sou sócia fundadora da Nova Rota Consultoria e Treinamento Empresarial. Em 2020, setorizei à empresa e voltei o olhar para me especializar na vertente da música, reconhecendo a necessidade de formalizar processos e promover uma mudança de comportamento no mercado.
Guta Braga:
Guta Braga é fundadora do Música, Copyright e Tecnologia. Trabalha na indústria da música há uns 30 anos e já passou por empresas como Sony Music, Warner/Chappell, Sony Publishing, Universal Publishing. Atualmente, presta consultoria para selos, empresas de tecnologia, clearance para lives e campanhas publicitárias. Seguindo sua vocação de compartilhamento de informação, criou, em 2012, sua empresa e um grupo homônimo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E TECNOLOGIA para compartilhamento de informações, de forma gratuita, para artistas, autores, profissionais e estudantes do mercado. Hoje a MCT está também presente com canal no Instagram e Discord. Tem em seu portfólio de clientes empresas como Bytedance (Tiktok), MusixMatch, Deezer, PinneapleStormTV (Poesia Acústica), SleepTales ( um dos maiores selos especializado em lo-fi) Backoffice (empresa de gestão de direitos autorais), Weplay (plataforma de vídeos nacionais) e Laboratório Fantasma (artistas como Emicida, Fioti, Rael, Drik), PapelPop ( Um Milkshake chamado Wanda, Wanda Experimenta). Colabora com artistas indies, da cena urbana, tais como Rashid, CesarMC, Jonathan Fer, Kalli, Cassiano, Doode, Michel Telo, entre outros, para desenvolver estratégias de negociação de contratos com selos, gravadoras, distribuidora digital e editoras. Além disso, coordena o mais completo curso de direitos autorais no Brasil. O curso Musica Copyright e Tecnologia é uma parceria com escola Música de Negócios do Leo Feijó junto ao Instituto Genesis e Puc/RJ. O curso é uma ferramenta para se entender melhor os tipos de contratos, formas de negociação, além de como funciona a gestão de direitos autorais no Brasil.
Carluz:
Comunicólogo atuando no mercado há mais de 10 anos, Carluz trabalhou ao lado dos principais captadores de recursos no âmbito cultural do Rio de Janeiro e Brasil. Ao lado de nomes como Luiz Calainho, Peck e Andrea Mecenas, Carluz foi o responsável por cocriar estratégias de marketing que abraçassem os projetos que seriam vendidos para marcas patrocinadoras e apoiadoras de eventos, festivais de músicas, musicais de teatro e equipamentos culturais. Carluz conta com bagagem teórica e prática de como é lidar e se relacionar com marcas e poder vender ideias de projetos que contribuam para o reforço de estratégia das marcas perante o mercado seu público alvo. Além disso, possui ampla experiência em prestação de contas e entrega de visibilidade para leis de incentivo e marcas.
Rosemary Lucas:
Rosemary Lucas é jornalista e especialista em acessibilidade no audiovisual. Formada em audiodescrição pelo Instituto Benjamin Constant, estudou com referências como Rosa Matsushita, Francisco Lima e Joel Snyder. É pós-graduada em Direitos e Inclusão da Pessoa com Deficiência e fundadora da Imagética Acessibilidade, empresa que oferece serviços de audiodescrição, Libras e legendas descritivas. Atua em grandes produções para Globo (como Globo Repórter, Cine Holliúdy 3, Os Outros 2, Justiça 2, entre outros) e Netflix (The Umbrella Academy, Black Mirror, The Fall of the House of Usher, O Eleito, entre outros). Também tem ampla experiência em teatro acessível, com trabalhos em espetáculos como Loloucas, Makeda, Na Palma da Mão e Duetos.
Thiago Senden:
Cofundador CarbonZerø
Publicitário, músico e produtor com atuação internacional em branding, ESG e desenvolvimento comunitário. Liderou projetos para marcas e organizações como Walt Disney, Warner Brothers, Nike Football, Playing for Change Foundation, Greenpeace, Ronaldinho Gaúcho, dentre outras, unindo sustentabilidade, entretenimento, cultura, arte e impacto social. Fundador da ONG Grande Roda de Tambores e palestrante TEDx, atua com estratégias de neutralização de carbono para eventos culturais e corporativos.
Não perca a oportunidade de aprender e compartilhar com quem realmente entende do assunto!
Carga Horária: 32h
Horário das aulas: das 19:30 às 22h
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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
Como funciona o Music Rio Academy?
Como saber se a Music Rio Academy é pra mim? A Music Rio Academy é a escola ideal para:
Qual é a metodologia de ensino da Music Rio Academy?
As aulas ao vivo ficam gravadas?
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