Oferta por tempo limitado!
Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com
Imersão em Music Business 2.0

Imersão em Music Business 2.0

Music Business
  • 32 horas de carga horária
  • Última atualização 15/04/2025

6x R$ 166,50

R$ 999,00 à vista

Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Sobre o Curso

INÍCIO DAS AULAS: 12/05/2025
Datas das aulas:
14/05, 19/05, 21/05, 26/05, 28/05, 02/06, 04/06, 09/06, 11/06, 16/06  e  18/06/2025


Depois de diversas turmas esgotadas e quase 500 alunos formados, o curso Imersão em Music Business – apresentado por Anita Carvalho, diretora da empresa Música & Mídia Produções e Mestre em Economia Criativa – volta para proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e habilidades práticas acerca do mercado da música, com ênfase na gestão de carreiras artísticas. Com carga horária de 32 horas, o curso traz toda experiência de profissionais referências em suas áreas de atuação – empresariamento artístico, direitos autorais, marketing digital, patrocínios, produção ou produção artística. Durante os 16 dias de aulas serão apresentadas ferramentas e cases que possibilitam capacitar profissionais para atuar em um segmento que encontra-se em constante transformação.


Grade de Aulas e Professores


- Anita Carvalho
12/05 - Music Business / Empresariamento artístico

Exploração das dinâmicas do mercado musical, incluindo modelos de negócios, financiamento, gerenciamento de carreira artística e a relação entre músicos, gravadoras e plataformas digitais. Os alunos aprenderão estratégias para desenvolver e gerenciar a carreira de artistas, além de entender as tendências do setor.


- Anita Carvalho
14/05 - Planejamento Estratégico

Abordagem das bases do planejamento estratégico aplicado ao setor musical, com foco em análise de mercado, definição de objetivos e formulação de estratégias eficazes. Os alunos desenvolverão planos que integrem visões de curto e longo prazo para artistas e empresas do setor.


- Roberta Senna
19/05 - Material de apresentação

Material de Apresentação
Desenvolvimento de materiais de apresentação para artistas e projetos musicais, incluindo currículos, portfólios, press kits e propostas. Os alunos aprenderão como criar uma narrativa coerente que destaque a identidade do artista e atraia a atenção de promotores e investidores.


- Marina Mattoso
21/05 - Marketing digital para artistas

Marketing Digital para Artistas
Estudo das estratégias de marketing digital específicas para o setor musical, cobrindo redes sociais, e-mail marketing, SEO, e campanhas digitais. Os alunos aprenderão a construir uma presença online forte para artistas e a engajar o público de forma eficaz.


- Marina Mattoso
26/05 - Planejamento de lançamento musical

Planejamento de Lançamento Musical
Planejamento e execução de lançamentos musicais, abrangendo desde a produção até a promoção. Os alunos explorarão as etapas essenciais de um lançamento bem-sucedido, incluindo estratégias de pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento.


- Jullie Stefanie
28/05 - Pitching / Plataformas digitais

Pitching / Plataformas Digitais
Técnicas de pitching para artistas e projetos musicais, focando na apresentação e venda de propostas para gravadoras, investidores e plataformas digitais. Os alunos aprenderão a maximizar a visibilidade em plataformas como Spotify, Apple Music e YouTube.


- Priscilla Dau Wild
02/06 - Produção executiva

Produção Executiva
Estudo dos aspectos da produção executiva em projetos musicais, incluindo gerenciamento de recursos, cronogramas e orçamentos. Os alunos entenderão o papel do produtor executivo e as habilidades necessárias para coordenar diferentes etapas de produção.


 - Cynthia Horta
04/06 - Gestão financeira

Gestão Financeira
Fundamentos da gestão financeira para artistas e empresas do setor musical, abordando orçamento, contabilidade, fluxo de caixa e captação de recursos. Os alunos aprenderão a tomar decisões financeiras informadas para sustentar suas carreiras e negócios.


 - Guta Braga
09/06 - Direitos Autorais

Direitos Autorais
Exploração da legislação de direitos autorais na música, incluindo licenciamento e proteção de obras. Os alunos aprenderão a importância dos direitos autorais e como gerenciá-los para proteger e monetizar suas criações artísticas.


 - Anita Carvalho
11/06 - Venda de shows

Venda de Shows
Estratégias para a venda de apresentações ao vivo, incluindo negociação com promotores e gestão de contratos. Os alunos aprenderão a maximizar oportunidades de performance e a construir relacionamentos duradouros com locais e contratantes.


 - Carluz
16/06 - Relação com marcas

Relação com Marcas
Análise das estratégias de colaboração entre artistas e marcas, incluindo patrocínios, merchandising e co-branding. Os alunos aprenderão a construir e gerenciar parcerias que beneficiem tanto os artistas quanto as marcas envolvidas.


- Rosemary Lucas / Thiago Sender

18/06 - Acessibilidade e sustentabilidade em eventos
Acessibilidade e Sustentabilidade em Eventos
Estudo das práticas de acessibilidade e sustentabilidade na produção de eventos musicais. Os alunos aprenderão a implementar soluções que garantam a inclusão de todas as audiências e a minimizar o impacto ambiental dos eventos.


Objetivo do Curso:
Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e habilidades práticas acerca do mercado da música, com ênfase em gestão de carreiras artísticas, apresentando ferramentas e cases que possibilitem capacitar profissionais para atuar nesse segmento que encontra-se em constante transformação.

O que você vai aprender:

Entenderá sobre o empresariamento e gestão de carreiras artísticas;
Terá contato com marketing de experiência na área da música;
Entenderá sobre os direitos autorais de seu trabalho;
Conhecerá mecanismos para realizar uma comunicação criativa;
Aprenderá a abordar marcas e buscar patrocínios;
Expandirá sua rede de networking.

A quem se destina:

Artistas, músicos, empresários e produtores;
Profissionais da indústria da música e interessados em entrar neste mercado
Profissionais do ramo de produção de eventos;
Pessoas em busca de mudança de carreira.


Professores:

Anita Carvalho:

Anita Carvalho é mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com formação em Música & Negócios pela PUC-Rio e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. É sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas. Atuando há 27 anos no mercado da música, já teve como clientes grandes artistas como Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Baby do Brasil, Barão Vermelho, Ivan Lins, entre outros. Atuou como gestora de dezenas de projetos culturais e na produção de mais de mil espetáculos musicais, incluindo turnês nacionais e internacionais. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico, como membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. Apresenta o boletim diário “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM. É diretora do Music Rio Academy, onde leciona o curso "Imersão em Music Business”, sucesso de público com seguidas turmas esgotadas. Em 2021, foi indicada em três categorias ao WME Awards, incluindo Profissional do Ano.


Roberta Senna:
Formada em comunicação social pela PUC-Rio, pós-graduada em marketing pela FGV, Roberta Senna desenvolveu suas competências profissionais a partir de experiências diversas. Depois de algumas passagens em grandes agências de publicidade, foi para TV Globo e trabalhou em produção de linha de show por 5 anos. Saiu de lá para o Telecine, onde aconteceu a virada para a área de marketing. Partiu para empreender na moda, teve uma loja multimarcas e se aprofundou cada vez mais em comportamento. Fundou a DUAS Consultoria com o intuito de promover crescimento e profissionalização no mercado da moda, atuando em marcas como Totem, Martu, British Colony, Wöllner, entre outras. Depois disso foi responsável pelo marketing da Índio da Costa A.U.D.T.; Head Planner da agência SRCOM, assumindo projetos como Casa Qatar, Wired Festival e Festival PICNIC. Atualmente é empresária e faz consultoria de branding para artistas.


Marina Mattoso:
Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, UBC e Maria Rita, e de projetos, como Kisses - Anitta, Vilã - Ludmilla e Os Novos Baianos se Reencontram, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. É também coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas do Music Rio Academy, além de lecionar em aulas do Instituto Gênesis e palestrar nos principais eventos do mercado, como Rio2C, RMK e Music Trends. Junto a Anita Carvalho e Roberta Senna, oferecem consultoria integrada de Gestão de Carreiras, Posicionamento & Imagem e Marketing Digital através do Plano de Aceleração de Carreiras Estratégico (PACE). Marina é também colunista do Popline Biz.


Jullie Steffanine:
Com 10 anos de carreira na indústria musical, trabalhando principalmente com a cena independente nacional, Jullie Steffanine acumula competências em distribuidoras e gravadoras de relevância nacional como Altafonte, Biscoito Fino e SoundOn - da Bytedance, empresa holding do TikTok.
Jullie está atualmente como A&R Senior Manager da BMG, gravadora e editora, responsável pela aquisição de talentos e criação de pontes entre artistas, compositores e produtores, além de representá-los a nível nacional e internacional.


Priscila Dau Wild :
Atua do mainstream ao underground! Bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ com extensão internacional com ênfase em Ciências Políticas na Universad de Salamanca, Espanha. Formação em Produção Executiva e de Eventos pelo IATEC, em Música e Negócios pela PUC-Rio, Mestranda em Gestão de Economia Criativa pela ESPM-RIO, DJ, Empreendedora, Tour Manager e Mãe. Já foi pra estrada como Tour Manager em mais de 15  países diferentes entre as Américas e Europa, em mais de 9 estados diferentes nos EUA, com artistas como Pat Metheny e Ludmilla em festivais como Montreaux Jazz Festival na Suíça e o icônico Coachella na Califórnia e no Brasil com os Rebeldes, Alicia Keys, Interpol, CHVRCHES (Coldplay) Dua Lipa, Matanza e atuou em Shows e Festivais como MITA, Ney Matogrosso, Greta Van Fleet, Mos Def, John Mayer, Green Day, Bruno Mars, Ed Sheeran, Festival Queremos!, Deep Please e Ultra Music Festival. Produziu projetos de marcas como Louis Vuitton, Vogue, Calvin Klein, Shopping Leblon, Banco do Brasil, Petrobrás, Nike e muitos outros. Trabalhou em multinacionais como CSM e iLuka nos mega eventos internacionais da Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016. E para clientes brasileiros, trabalhou em projetos do clube paulista D-Edge, das agências Vibra Marketing e B Ferraz. Durante 3 anos foi produtora executiva da principal casa de shows do Rio de Janeiro, o Vivo Rio, esteve à frente da Gerência de Experiências do Selina Lapa quando acelerou o The Rooftop Lapa implementando uma intensa programação cultural de qualidade, criando novas receitas e aumentando em 11% o consumo de A&B nos primeiros 6 meses de gestão, após quase 1 ano no Selina, em 2022, embarcou como Tour Manager nas tours internacionais e hoje está a frente da sua produtora, a Produtivamater, e se divide entre projetos próprios e clientes como os citados acima, além das aulas.


Cynthia Horta:
Sou formada em Administração, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Atuo como Perita em Cálculos Financeiros no TJRJ e sou sócia fundadora da Nova Rota Consultoria e Treinamento Empresarial. Em 2020, setorizei à empresa e voltei o olhar para me especializar na vertente da música, reconhecendo a necessidade de formalizar processos e promover uma mudança de comportamento no mercado.


Guta Braga:
Guta Braga é fundadora do Música, Copyright e Tecnologia. Trabalha na indústria da música há uns 30 anos e já passou por empresas como Sony Music, Warner/Chappell, Sony Publishing, Universal Publishing. Atualmente, presta consultoria para selos, empresas de tecnologia, clearance para lives e campanhas publicitárias. Seguindo sua vocação de compartilhamento de informação, criou, em 2012, sua empresa e um grupo homônimo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E TECNOLOGIA para compartilhamento de informações, de forma gratuita, para artistas, autores, profissionais e estudantes do mercado. Hoje a MCT está também presente com canal no Instagram e Discord. Tem em seu portfólio de clientes empresas como Bytedance (Tiktok), MusixMatch, Deezer, PinneapleStormTV (Poesia Acústica), SleepTales ( um dos maiores selos especializado em lo-fi) Backoffice (empresa de gestão de direitos autorais), Weplay (plataforma de vídeos nacionais) e Laboratório Fantasma (artistas como Emicida, Fioti, Rael, Drik), PapelPop ( Um Milkshake chamado Wanda, Wanda Experimenta). Colabora com artistas indies, da cena urbana, tais como Rashid, CesarMC, Jonathan Fer, Kalli, Cassiano, Doode, Michel Telo, entre outros, para desenvolver estratégias de negociação de contratos com selos, gravadoras, distribuidora digital e editoras. Além disso, coordena o mais completo curso de direitos autorais no Brasil. O curso Musica Copyright e Tecnologia é uma parceria com escola Música de Negócios do Leo Feijó junto ao Instituto Genesis e Puc/RJ. O curso é uma ferramenta para se entender melhor os tipos de contratos, formas de negociação, além de como funciona a gestão de direitos autorais no Brasil.


Carluz:
Comunicólogo atuando no mercado há mais de 10 anos, Carluz trabalhou ao lado dos principais captadores de recursos no âmbito cultural do Rio de Janeiro e Brasil. Ao lado de nomes como Luiz Calainho, Peck e Andrea Mecenas, Carluz foi o responsável por cocriar estratégias de marketing que abraçassem os projetos que seriam vendidos para marcas patrocinadoras e apoiadoras de eventos, festivais de músicas, musicais de teatro e equipamentos culturais. Carluz conta com bagagem teórica e prática de como é lidar e se relacionar com marcas e poder vender ideias de projetos que contribuam para o reforço de estratégia das marcas perante o mercado seu público alvo. Além disso, possui ampla experiência em prestação de contas e entrega de visibilidade para leis de incentivo e marcas.


Rosemary Lucas:
Rosemary Lucas é jornalista e especialista em acessibilidade no audiovisual. Formada em audiodescrição pelo Instituto Benjamin Constant, estudou com referências como Rosa Matsushita, Francisco Lima e Joel Snyder. É pós-graduada em Direitos e Inclusão da Pessoa com Deficiência e fundadora da Imagética Acessibilidade, empresa que oferece serviços de audiodescrição, Libras e legendas descritivas. Atua em grandes produções para Globo (como Globo Repórter, Cine Holliúdy 3, Os Outros 2, Justiça 2, entre outros) e Netflix (The Umbrella Academy, Black Mirror, The Fall of the House of Usher, O Eleito, entre outros). Também tem ampla experiência em teatro acessível, com trabalhos em espetáculos como Loloucas, Makeda, Na Palma da Mão e Duetos.


Thiago Senden:
Cofundador CarbonZerø

Publicitário, músico e produtor com atuação internacional em branding, ESG e desenvolvimento comunitário. Liderou projetos para marcas e organizações como Walt Disney, Warner Brothers, Nike Football, Playing for Change Foundation, Greenpeace, Ronaldinho Gaúcho, dentre outras, unindo sustentabilidade, entretenimento, cultura, arte e impacto social. Fundador da ONG Grande Roda de Tambores e palestrante TEDx, atua com estratégias de neutralização de carbono para eventos culturais e corporativos.


Não perca a oportunidade de aprender e compartilhar com quem realmente entende do assunto!

Carga Horária: 32h
Horário das aulas: das 19:30 às 22h


3 meses

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.

FAQ

Como funciona o Music Rio Academy?

expand_more
O Music Rio Academy é composto por uma equipe que tem como missão te ajudar a desenvolver habilidades técnicas e artísticas para aprimorar talentos profissionais. Queremos proporcionar um ambiente que seja não só acolhedor, mas extremamente produtivo para ajudar a alavancar carreiras. As formações são compostas por aulas ao vivo, desafios práticos e exercícios e workshops com nossos experts. Oferecemos: Aulas ao vivo: você irá acompanhar ao vivo nossos experts através de estudos de caso e interações com foco na aplicabilidade dos temas abordados. As datas das aulas ao vivo serão propostas em diferentes dias da semana para que todos possam encaixar em suas agendas - é só embarcar nas que você tiver interesse. Perdeu o encontro? Sem problema: eles ficarão disponíveis para serem revisitados. Lembrando aqui elas não são obrigatórias para a conquista do certificado, o acesso às aulas se estendem por três meses pra você continuar aprendendo mesmo após a conclusão do curso. Desafios práticos e exercícios: a sua jornada é composta por alguns desafios práticos e exercícios, como quizes, que vão lhe ajudar a desenvolver as habilidades na área. Duração: cada formação tem duração específica conforme o formato que pode variar de 6h a 18h de aula, você poderá ver e rever todos os materiais disponíveis na plataforma de todas as aulas ao vivo que quiser. Comunidade e suporte: na comunidade Music Rio Academy, você poderá interagir com outros estudantes, tirar dúvidas e descobrir vagas de emprego, e trocar conhecimento e histórias de carreira com milhares de profissionais. Certificação: para obter seu Certificado, conclua as aulas no formato ao vivo ou online.

Como saber se a Music Rio Academy é pra mim? A Music Rio Academy é a escola ideal para:

expand_more
Pessoas e profissionais recém formados ou que já atuam com música e entretenimento, mas desejam aprimorar suas habilidades e melhorar sua performance em: Gestão de carreira artística Negócios na música e entretenimento Produção executiva Marketing digital e branding para artistas Plataformas de streaming Direitos autorais na música e carreira artística

Qual é a metodologia de ensino da Music Rio Academy?

expand_more
Oferecemos cursos presenciais, híbridos ou 100% online. Os cursos presenciais acontecem no nosso campus, a casa de shows Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Independente do curso, nós sempre oferecemos o mesmo nível de excelência nas aulas, que são orientadas e coordenadas por experts do ramo. As aulas (exceto as presenciais) ficam todas gravadas na plataforma EAD MRA, portanto existe uma flexibilidade para que você não perca nada do que foi lecionado e possa absorver todo o conhecimento passado pelos professores.

As aulas ao vivo ficam gravadas?

expand_more
Sim, todos os encontros ao vivo no formato online são gravados e ficam disponíveis para acesso durante 90 dias após a data de realização.

É obrigatório participar das aulas ao vivo?

expand_more
Os encontros ao vivo são opcionais, ou seja, não há obrigatoriedade de participação, mesmo se você estiver interessado em obter um de nossos certificados. Embora não sejam obrigatórios, recomendamos a participação, pois esses conteúdos irão turbinar ainda mais o seu aprendizado.

O que é a Comunidade Music Rio Academy?

expand_more
Mais do que uma escola, a Music Rio Academy é uma comunidade de pessoas apaixonadas por negócios na música e entretenimento. Por isso, criamos um espaço exclusivo que reúne nossos estudantes e mentores de diversas áreas para você fazer networking, tirar dúvidas, compartilhar seus desafios, aprendizados e encontrar oportunidades para iniciar e desenvolver sua carreira. Assim que tiver acesso ao curso, também terá acesso a esse espaço de trocas.

Quando recebo meu certificado?

expand_more
Seu certificado ficará disponível para download após a finalização do curso. Você poderá retirar o seu certificado diretamente na Plataforma para compartilhar nas redes sociais como o LinkedIn e Instagram, apresentar em entrevistas de emprego ou pleitear aquela promoção que você vem buscando faz tempo.

Quais as formas de pagamento?

expand_more
O pagamento dos cursos na Music Rio Academy podem ser feito das seguintes formas: boleto bancário pix cartão de crédito (parcelamento em até 6x sem juros)

Posso cancelar minha compra?

expand_more
Caso não esteja satisfeito(a) com o curso, garantimos o reembolso integral do valor pago para solicitações de cancelamento feitas nos primeiros 7 dias após a compra.

Acesso por 3 meses

Estude quando e onde quiser

Imersão em Music Business 2.0

6x R$ 166,50

R$ 999,00 à vista


  • 32 horas de carga horária
  • Última atualização 15/04/2025
Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?
Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade