Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com
Estratégias de Carreira #9

Estratégias de Carreira #9

O curso Estratégias de Carreira, assim como todos os cursos fornecidos pelo Music Rio Academy, foi desenvolvido por diversos experts do ramo e certamente irá agregar na vida profissional de qualquer um que deseja aprender sobre o assunto. Se o seu objetivo é aprender a identificar os atributos de identidade do artista, para que ele desenvolva estrategicamente seu propósito, assim como a fazer estudo estratégico de público (estudo de demanda), para que o artista identifique os grupos de pessoas que se encantariam por seu propósito, você está no lugar certo.
Gestão de Carreira
  • Início das vendas 28/08/2023
  • 18 horas de carga horária
  • 5 aulas
  • 5 módulos de conteúdo
  • Última atualização 28/11/2023
  • Certificado de conclusão de curso

Fechamento do carrinho em 18/11/2023

Sobre o Curso

A necessidade das pessoas se expressarem por meio da música trouxe para o mercado milhares de novos artistas amadores que buscam se popularizar nas redes sociais. O “propósito” tem sido o principal método criativo utilizado por artistas. Mas como o público vai encontrar o seu “propósito artístico” se ele não sabe que você existe? Ninguém vai te procurar a menos que saiba que você existe. 

Qual a sua estratégia para fazer com que o seu propósito artístico encante as pessoas?

Não é suficiente produzir música para expressar um propósito pessoal. É necessário identificar grupos de pessoas que se encantem por seu propósito, saber quais seus modos de vida, com o que se identificam, quais seus desejos, e como o seu propósito artístico se relaciona a esses desejos. Esses seriam seus fãs verdadeiros capazes de viabilizar financeiramente sua carreira. 

Além disso, é necessário compreender como seus propósitos artísticos se relacionam com os propósitos dos outros artistas do seu nicho, que podem fazer com que seu propósito seja mais relevante numa determinada cena musical.

É por isso que este curso se chama Estratégias de Carreira. Ele te ensina a desenhar estratégias para identificar os desejos do seu público e fazer com que sua música se relacione a tais desejos. Ele te ensina a desenhar estratégias de atuação no seu nicho, fazendo com que outros artistas contribuam para a popularização da sua música. E te ensina ainda a planejar estrategicamente o conceito dos próximos lançamentos com base nesses aprendizados sobre seu público e seu nicho. Tudo para que seu “propósito” não morra na praia depois de nadar muito.

O curso profissionaliza seu processo criativo para agregar relevância ao seu trabalho.

O método ID_MUSIQUE, desenvolvido a partir da tese de Doutorado em Sociologia de Dani Ribas, utiliza técnicas da Sociologia, Antropologia, Psicologia Social e outras ciências para entender as motivações do público para consumir sua música. Ao entender o comportamento do público é possível aumentar o interesse do público pela música, e assim fazer com que ela adquira relevância num determinado nicho. É o que chamamos de “formação de público”, que vai muito além de chamar a atenção antes dos lançamentos por meio do marketing digital. Usamos a ciência a serviço do seu projeto artístico. São 12 ferramentas práticas exclusivas, que Dani ensina uma a uma no curso. 

A abordagem inovadora ID_MUSIQUE foi reconhecida pela universidade e em 2021 o método ganhou o Prêmio de Inovação em Negócios do programa "Transforme sua Pesquisa em Negócio" da Fundação Fórum Campinas, entidade que tem como objetivo criar ações para promover a ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Objetivos do Curso: 

  • Ensinar a identificar os atributos de identidade do artista, para que ele desenvolva estrategicamente seu propósito
  • Ensinar a fazer estudo estratégico de público (estudo de demanda), para que o artista identifique os grupos de pessoas que se encantariam por seu propósito 
  • Ensinar a relacionar estrategicamente o propósito artístico aos desejos do público, para aumentar o interesse do público pela música
  • Ensinar a fazer estudo estratégico de nicho, para que o nicho também trabalhe pela maior relevância do seu trabalho
  • Ensinar a planejar estrategicamente o conceito artístico dos próximos lançamentos com base nos aprendizados sobre o público e o nicho, para que o marketing digital seja mais efetivo
  • Profissionalizar o processo criativo
  • Contribuir para a relevância do trabalho

A quem se destina: 

  • Artistas, Músicos e Produtores Musicais, em qualquer fase da carreira
  • Empresários e Agentes de artistas interessados em otimizar o alcance e relevância cultural de seus clientes
  • Profissionais que atuam em Selos e Editoras
  • Interessados em entrar no Mercado Musical


O que você vai aprender:

Com o método ID_MUSIQUE, o artista incorpora essa nova maneira estratégica de pensar à sua carreira, e pode usar as técnicas ao longo da vida, pois ele aprende a lógica por trás do consumo de sua música. O método desenvolve e potencializa a capacidade natural do artista de se comunicar com o público e de se relacionar com as ideias de seu ambiente cultural, fazendo com que ele adquira relevância e capacidade de influenciar seus pares. O marketing digital passa a ser mais orgânico e menos sofrido, pois ele passa a ser orientado pelos valores genuínos compartilhados entre artista e seu público. A identidade artística passa a ser o maior ativo para a ampliação do alcance da música. A estratégia passa a ser de carreira, de longo prazo e visando sua sustentabilidade, e não apenas pensada para o curto prazo dos lançamentos. O método coloca a área criativa no centro do business com ferramentas criadas especificamente para o mercado musical.

Professora: 

Dani Ribas

Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de music business no Music Rio Academy, OnStage Lab, Música & Negócios PUC-Rio e FESP SP, e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público. 

Carga Horária:18h

Datas dos encontros: 

27/11/2023

04/12/2023

11/12/2023

18/12/2023

Cronograma de Aulas

  • Aula 1

Introdução: explicando a abordagem ID_MUSIQUE. Formação de Público além dos algoritmos.

Eixo Identidade Artística: ferramentas que organizam os seus atributos de identidade para usar em mídias sociais, projetos para marcas, storytelling e comunicar melhor sua identidade artística 

ID_MUSIQUE 1 - Mapa Interior: inicia definição de atributos de identidade artística.

ID_MUSIQUE 2 - Diagrama de Dilemas: identifica a estrutura de sentimentos que incide sobre o processo criativo.

ID_MUSIQUE 3 - Atlas do Território: sistematiza capital simbólico, estilo pessoal e estratégias.


  • Aula 2

Eixo Pesquisa de Público: ferramentas que identificam os diferentes perfis de público que você já tem para ampliar sua audiência para outros perfis que ainda não têm interesse pelo seu trabalho

ID_MUSIQUE 4 - Sonar do Mar Alheio: pesquisa de público sobre motivações, desejos e universo cultural da audiência.

ID_MUSIQUE 5 - Audience Desk Research: sistematiza perfis de público e analisa desequilíbrios entre eles.

ID_MUSIQUE 6 - Mapa de Público: sistematiza as características gerais do público.


  • Aula 3

Eixo Pesquisa de Nicho: ferramentas que compreendem a estrutura de poder do seu nicho para otimizar suas estratégias e fazer com que outros artistas reconheçam e legitimem seu trabalho

ID_MUSIQUE 7 - Roteiro de Entrada: identifica as referências do nicho e seu alcance de mercado.

ID_MUSIQUE 8 - Diagrama Artístico: identifica os elementos das estratégias dos artistas no nicho. 

ID_MUSIQUE 9 - Pirâmide de Influência: desvenda a estrutura de poder do nicho e as estratégias de consagração dos artistas.


  • Aula 4

Eixo Novo Posicionamento: ferramentas que indicam caminhos para o novo posicionamento do seu projeto, colocando o público no centro de suas estratégias criativas e de negócios

ID_MUSIQUE 10 - Genealogia do Passado: revisa estratégias anteriores para pensar nas futuras.

ID_MUSIQUE 11 - Relatório de Tendências: conecta com o novo e com tendências emergentes.

ID_MUSIQUE 12 - Bússola do Futuro: constrói uma visão de futuro com base na identidade, público e nicho.

Público alvo

Artistas, Músicos e Produtores Musicais, em qualquer fase da carreira;

Empresários e Agentes de artistas interessados em otimizar o alcance e relevância cultural de seus clientes

Profissionais que atuam em Selos e Editoras

Sobre o certificado

Após a conclusão do curso “Estratégias de Carreira” você receberá um certificado que, além de valorizado no mercado, contém o conteúdo programático do curso.  


O curso foi inteiramente desenvolvido por profissionais considerados experts e referências no ramo, que estão fazendo trabalhos excepcionais através do Brasil e do mundo.

3 meses

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.

Conteúdo

1#Encontro 01

  • Gravação Completa

    03:00:58

2#Encontro 02

  • Gravação Completa

    02:49:08

3#Encontro 03

  • Gravação Completa

    02:43:24

4#Encontro 04

  • Gravação Completa

    02:43:15

5Material de Apoio

  • Material de Apoio

    74 pg

FAQ

Como funciona a Music Rio Academy?

expand_more
A Music Rio Academy é composta por uma equipe que tem como missão te ajudar a desenvolver habilidades técnicas e artísticas para aprimorar talentos musicais. Queremos proporcionar um ambiente que seja não só acolhedor, mas extremamente produtivo para ajudar a alavancar carreiras. Mais que uma escola! Somos apaixonados pela música, valorizamos a criatividade, a expressividade e incentivamos nossos alunos a compreender também aspectos técnicos, empresariais e comerciais da indústria. Nossos professores são experientes e qualificados, e possuem conhecimentos teóricos e práticos, somando e compartilhando durante as aulas as suas próprias experiências na indústria da música. As formações são compostas por aulas ao vivo, desafios práticos e exercícios e Workshops com as nossas experts. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses elementos: Aulas ao vivo: você irá acompanhar ao vivo nossas experts através de estudos de caso e interações com foco na aplicabilidade dos temas abordados. As datas das aulas ao vivo serão propostas em diferentes dias da semana para que todos possam encaixar em suas agendas - é só embarcar nas que você tiver interesse. Perdeu o encontro? Sem problema: eles ficarão disponíveis para serem revisitados. Lembrando aqui elas não são obrigatórias para a conquista do certificado, o acesso às aulas se estendem por três meses pra você continuar aprendendo mesmo após a conclusão do curso. Desafios práticos e exercícios: a sua jornada é composta por alguns desafios práticos e exercícios, como quizes, que vão lhe ajudar a desenvolver as habilidades na área. Duração: Cada formação tem duração específica conforme o formato que pode variar de 6h a 18h de aula, você poderá ver e rever todos os materiais disponíveis na Plataforma de todas as aulas ao vivo que quiser. Comunidade e Suporte: Na Comunidade Music Rio Academy, você poderá interagir com outras estudantes, tirar dúvidas e receber suporte de especialistas no tema (nossos Community Leaders), descobrir vagas de emprego, e trocar conhecimento e histórias de carreira com milhares de profissionais. Certificação: para obter seu Certificado, sugerimos participar de todas as aulas ao vivo, porém não são obrigatórias, mas farão muita diferença na sua jornada.

Como saber se o curso Estratégias de Carreira é o que estou procurando?

expand_more
O curso Estratégias de Carreira, assim como todos os cursos fornecidos pelo Music Rio Academy, foi desenvolvido por diversos experts do ramo e certamente irá agregar na vida profissional de qualquer um que deseja aprender sobre o assunto. Se o seu objetivo é aprender a identificar os atributos de identidade do artista, para que ele desenvolva estrategicamente seu propósito, assim como a fazer estudo estratégico de público (estudo de demanda), para que o artista identifique os grupos de pessoas que se encantariam por seu propósito, você está no lugar certo.

Como saber se a Music Rio Academy é pra mim?

expand_more
A Music Rio Academy é a escola ideal para: Pessoas e profissionais recém formados ou que já atuam com música e entretenimento, mas desejam aprimorar suas habilidades e melhorar sua performance em: Gestão de carreira artística Negócios na música e entretenimento Produção executiva Marketing digital e branding para artistas Plataformas de streaming Direitos autorais na música e carreira artística

Qual é a metodologia de ensino da Music Rio Academy?

expand_more
Os cursos do Music Rio Academy oferecem diferentes propostas para as mais diversas pessoas e exigências. Existem cursos 100% online e cursos híbridos, que contam com videoconferências e aulas presenciais, entre elas, uma experiência inesquecível de um dia de trabalho em uma das casas de show mais importantes do Rio de Janeiro. Independente do curso, nós sempre oferecemos o mesmo nível de excelência nas aulas, que são orientadas e coordenadas por experts do ramo. As aulas ficam todas gravadas na plataforma EAD MRA, portanto existe uma flexibilidade para que você não perca nada do que foi lecionado e possa absorver todo o conhecimento passado pelos professores.

As aulas ao vivo ficam gravadas?

expand_more
Sim, todos os encontros ao vivo são gravados e ficam disponíveis para acesso durante 90 dias após a data de realização.

É obrigatório participar das aulas ao vivo?

expand_more
Os encontros ao vivo são opcionais, ou seja, não há obrigatoriedade de participação, mesmo se você estiver interessado em obter um de nossos certificados. Embora não sejam obrigatórios, recomendamos a participação, pois esses conteúdos irão turbinar ainda mais o seu aprendizado.

O que é a Comunidade Music Rio Academy?

expand_more
Mais do que uma escola, a Music Rio Academy é uma comunidade de pessoas apaixonadas por negócios na música e entretenimento. Por isso, criamos um espaço exclusivo que reúne nossos estudantes e mentores de diversas áreas para você fazer networking, tirar dúvidas, compartilhar seus desafios, aprendizados e encontrar oportunidades para iniciar e desenvolver sua carreira. Assim que tiver acesso ao curso, também terá acesso a esse espaço de trocas.

Quando recebo meu certificado?

expand_more
Seu certificado ficará disponível para download após a finalização do curso. Você poderá retirar o seu certificado diretamente na Plataforma para compartilhar nas redes sociais como o LinkedIn e Instagram, apresentar em entrevistas de emprego ou argumentar aquela promoção que você vem buscando faz tempo.

Quais as formas de pagamento?

expand_more
O pagamento dos cursos na Music Rio Academy pode ser feito de duas formas: em até 12x no cartão de crédito e à vista no boleto bancário.

Posso cancelar minha compra?

expand_more
Caso não esteja satisfeito(a) com o curso, garantimos o reembolso integral do valor pago para solicitações de cancelamento feitas nos primeiros 7 dias após a compra.

Acesso por 3 meses

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam

Felipe Merker Castellani

Felipe Merker Castellani

MUITO BOMM

Mac Medeiros

Mac Medeiros

Estratégias de Carreira #9

  • Início das vendas 28/08/2023
  • 18 horas de carga horária
  • 5 aulas
  • 5 módulos de conteúdo
  • Última atualização 28/11/2023
  • Certificado de conclusão de curso

Fechamento do carrinho em 18/11/2023

Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade